19 de Novembro de 2019
MED ON TOUR levou rastreios gratuitos às 11 freguesias de Alenquer
Iniciativa decorreu pelo segundo ano consecutivo
O município de Alenquer recebeu entre 25 e 27 de outubro, o Med on Tour, com 26 alunos de medicina a percorrer diversas localidades das 11 freguesias de Alenquer, com rastreios gratuitos, conselhos médicos, e sobretudo muita disponibilidade para ouvir as populações.

A Med on Tour é uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), em parceria com os municípios aderentes, e tem como principal objetivo proporcionar um contacto mais próximo com a realidade das populações, sensibilizando os futuros médicos para as dificuldades existentes na saúde da comunidade.

O Med on Tour teve inicio na tarde de sexta-feira, com com um encontro entre os estudantes de medicina e alunos dos Cursos Profissionais de Saúde da escola secundária de Alenquer.

À noite, os estudantes foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho pelo presidente do municipio, Pedro Folgado, pelo vereador da Saúde Paulo Franco e pelos presidentes das freguesias, numa cerimónia informal de boas vindas.

À semelhança do ano passado, os alunos ficaram instalados na antiga Base Aérea de Ota, onde no sábado e domingo de manhã as carrinhas das freguesias foram recolher as equipas que lhes foram atribuídas.

Ao longo do dia de sábado e na manhã de domingo foram realizados rastreios de saúde em diversas localidades do concelho, em grupos de dois a três elementos, nalguns casos com um centro de atendimento instalado em praças e outros locais de grande visibilidade nas aldeias, noutros indo de porta em porta, ao encontro dos munícipes nas suas habitações.

Nas consultas são medidos os indicies de glicémia (principal indicador da Diabetes tipo 2), tensão arterial (avaliação do risco de AVC e ataques cardíacos), e índice de massa corporal (identificador de obesidade ou desnutrição).

O Med on Tour encerrou domingo com um Workshop subordinado ao tema “Educação para a Saúde” na coletividade de Ota aberto a toda a população.

Para além de conselhos práticos sobre a importância de uma alimentação saudável para a prevenção de doenças, os alunos confecionaram uma receita de crepes para demonstrar que uma alimentação saudável, também pode ser muito saborosa.

Este é o segundo ano consecutivo que Alenquer recebe esta iniciativa, sendo que 7 dos 26 voluntários desta edição já tinham estado em Alenquer o ano passado.

30-10-2019 Fonte: CMA