22 de Maio de 2019
Concertos pelo concelho juntam sete coros
Dezembro foi mês coral
Igreja de S. Francisco
+ Fotos
Dezembro foi o mês escolhido para a actuação, nas igrejas e em colectividade do concelho, de sete coros. A organização do evento esteve a cargo do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer.

Durante três semanas, vozes afinadas alinharam-se, entre altares laterais e o altar-mor, às acústicas dos claustros. Ouviram-se as prestações dos diversos coros nas igrejas e colectividade das freguesias do município de Alenquer.

O público compareceu ao longo do mês nas várias actuações de música sacra renascentista, barroca e contemporânea, em que se destacaram alguns cânticos de Natal.

Na iniciativa “Dezembro Coral”, no dia 1 pelas 21 horas, esteve presente o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense, dirigido por Edgar Saramago, na Igreja do Espírito Santo em Alenquer. A segunda semana contou com três concertos na tarde de domingo a decorrer em simultâneo: o Coro da Sociedade Euterpe Alhandrense, dirigido por Gutemberg da Silva Ralha, na Igreja Paroquial do Carregado, o Coral Ensaio Millenium BCP sobre a batuta de António Leitão, na Igreja de São Francisco em Alenquer e, por fim, o Coro Municipal da Lourinhã por Manuel Maria Baltazar, na Igreja Paroquial de Aldeia Gavinha.

A última semana juntou três actuações pela Associação Coral Ares Novos de Alverca, na Igreja do Espírito Santo em Alenquer, pelo Grupo Coral de Santa Quitéria, na Igreja Paroquial de Olhalvo, e pelo Coro Notas Soltas no Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro. Paulo Cairrão, Daniel Oliveira e Helena Grácio, respectivamente, estiveram na frente destes grupos.
20-12-2007 Fonte: CMA