19 de Setembro de 2019
510 mil euros aplicados para a execução de 11 projetos
Terminou OP 2016
“Romeira Color Fest” triunfa no estreante Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e a freguesia de Carnota, vencedora da duas edições anteriores, conquista novamente o primeiro lugar com a “Remodelação e Melhoramentos dos Edifícios e Equipamentos dos Espaços Escolares de Santana da Carnota”.

As pessoas concentraram-se no átrio dos paços do concelho até à chegada da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, convidada para a cerimónia de apresentação dos projetos vencedores deste ano, como foi Nelson Dias, presidente da Associação In Loco, que presta apoio no âmbito dos orçamentos participativos.
A subida para o salão nobre aconteceu após a receção, pelo presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, da também representante do Orçamento Participativo de Portugal. Foi naquele espaço que decorreu, no fim da tarde de 18 de novembro, a cerimónia.

A lógica de dar voz aos cidadãos dominou os discursos que antecederam a revelação dos projetos vencedores – de Graça Fonseca, de Pedro Folgado e do vereador responsável pela implementação do Orçamento Participativo de Alenquer (OPA), Paulo Franco.

Um balanço das três edições também foi nota comum nas intervenções de presidente e vereador – o primeiro vincou o número cada vez maior de votantes e de projetos apresentados, assim como as verbas disponibilizadas até agora pela autarquia; o segundo apontou a diversidade de participantes e a sua persistência em levar avante as suas propostas, de que é exemplo a sua apresentação em mais do que uma edição. A perspetiva mais técnica coube a Nelson Dias, que mostrou indicadores estatísticos dos três anos de orçamento participativo em Alenquer.

Com a apresentação dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem teve início o momento mais esperado da noite. As palmas sucederam-se à medida que iam sendo anunciados e que os seus proponentes se davam a conhecer. Os discursos de agradecimento vieram a seguir. Com algum nervosismo próprio da idade, transpareceu sobretudo a satisfação da conquista.
Foi anunciado o terceiro lugar – “Happyguest Alenquer” – o segundo – “Melhores Condições para Melhores Alunos” – e finalmente o vencedor “Romeira Color Fest”.
Só faltava conhecer os projetos vencedores do Orçamento Participativo. Mais demorado – venceram oito – era grande a ânsia de conhecer o primeiro classificado, que viria a merecer a maior manifestação de entusiasmo do público.

“Música e Património no Concelho de Alenquer”, “Percorrendo o Mercado da Merceana – Requalificação do Espaço do Mercado Merceana e Circuito Pedonal”, “Centro Cultural Ucraniano”, “Requalificação dos Olhos de Água”, “Trilhos das Grutas dos Algares”, “Espaço de Memória do Círio de Olhalvo” e estavam conhecidos seis projetos vencedores. Os dois últimos tiveram a feliz coincidência, para os seus fregueses, de serem de Carnota, que ganhou a 1.ª e 2.ª edições do OPA, com os projetos "Construção de dois parques infantis no estabelecimento de ensino de Santana da Carnota" e “Encontro de gerações na EB de Casal das Eiras”, respetivamente. “Espaço Multiusos de Santana da Carnota” obteve o segundo lugar e “Remodelação e Melhoramentos dos Edifícios e Equipamentos dos Espaços Escolares de Santana da Carnota” ganhou esta 3.ª edição.
21-11-2016 Fonte: CMA