19 de Setembro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Alenquer distinguido com o selo de qualidade de Gestão de Resíduos Urbanos
Galardão foi atribuído pela ERSAR e distinguiu apenas 4 dos 308 municípios do país
Alenquer foi um dos quatro municípios do país distinguido com o “selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos ao consumidor”, atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pelo Jornal Água e Ambiente.

A entrega dos galardões decorreu durante o 13.º Fórum Nacional de Resíduos, realizado no passado dia 11 de abril, no Museu do Oriente, em Lisboa, e para além de Alenquer distinguiu ainda os municípios de Ílhavo, Lisboa e Santa Maria da Feira, e as entidades INOVA e SIMAR de Loures.

Na categoria “Selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos entre entidades” foram distinguidas a Valorsul – entidade que gere os resíduos urbanos nos 12 municípios da região Oeste e a Valorminho. A Valorsul acrescentou ainda o prémio de Excelência de Serviço enquanto entidade.

A entrega destes galardões visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência, relativos à prestação do serviço de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR.

Os prémios e selos pretendem igualmente evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e entre entidades, que passam a conhecer os prestadores do melhor serviço, bem como sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade nas suas operações.

Esta iniciativa é realizada com a colaboração de um Júri do qual fazem também parte várias entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Para receber esta distinção é necessário cumprir diversos requisitos, entre os quais 100% de avaliação dos indicadores de qualidades do serviço aplicáveis; e mais de 70,0 % de avaliação boa ou mediana na totalidade dos indicadores de qualidade do serviço aplicáveis.

O município de Alenquer congratula-se pela atribuição desta distinção, considerando-a um motivo de orgulho, e o reconhecimento das politicas do município, e do seu investimento na área ambiental. Este resultado é também fruto do trabalho de proximidade efetuado junto da empresa prestadora de serviços que efetua a recolha, a RECOLTE, e do empenho e dedicação de todos os trabalhadores do município.

16-04-2019 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação