24 de Setembro de 2018
Município de Alenquer formalizou protocolo com congénere chinês de Qingtian
Liga dos Chineses em Portugal assume-se como intermediária entre empresários de Alenquer e agentes económicos chineses
O município de Alenquer celebrou um protocolo de cooperação internacional com o município de Qingtian na China, tendo como intermediário a Liga dos Chineses em Portugal.

A assinatura do protocolo decorreu num restaurante chinês de Vila do Conde, e foi assinado pelo vereador Paulo Franco em representação do município de Alenquer, o presidente do município de Qingtian, Zhou Heping e o presidente da Liga dos Chineses em Portugal, Y Ping Chow.

Este acordo formal, surgiu depois de um primeiro encontro em julho entre o município de Alenquer, empresários do setor vitivinícola do concelho e a Liga dos Chineses em Portugal e vai permitir numa primeira fase a possibilidade dos produtores de vinho de Alenquer participarem na Feira Mundial de Vinhos em Qingtian.

A Quinta da Visitação em Vila Verde dos Francos, já confirmou a sua presença, estando outros produtores a analisar a proposta.

Segundo o vereador com a tutela da Economia, Paulo Franco, este acordo vem ao encontro da estratégia do município de se assumir como agente facilitador e congregador, interna e externamente, sendo que esta parceria não se esgota na fileira do vinho.

“O município de Alenquer pretende com estas iniciativas, contribuir para o dinamismo da nossa economia local e de forma mais ou menos direta proporcionar o crescimento das nossas empresas, permitindo a criação de mais postos de trabalho, e consequentemente a fixação dos munícipes no nosso território, contrariando o fenómeno de desertificação”, referiu.

“Apesar deste protocolo estar numa primeira fase muito centrado na nossa produção vitivinícola, existem outras áreas como a produção de azeite ou a agropecuária, que também poderão beneficiar deste acordo”, acrescentou o autarca.

Paulo Franco destaca ainda o interesse da China nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), e onde Alenquer poderá ter papel de intermediário, e a possibilidade do município poder receber delegações de empresários para visita a empresas do concelho.

“Penso que todos saem a ganhar, desde os empresários que estabelecem novos negócios, o mercado chinês que adquire produtos de grande qualidade e competitividade, os munícipes que não têm de ir à procura de emprego fora de Alenquer e o próprio município, que com empresas mais dinâmicas obtém mais receitas”.

A Feira Mundial de Vinhos de Qingtian, que vai para já contar com a presença da Quinta da Visitação, decorre este ano de 17 a 19 de novembro.

11-09-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados