6 de Dezembro de 2021
Garantidas as refeições aos alunos da Ação Social Escolar
Na interrupção da atividade educativa ficam ainda asseguradas aulas presenciais aos educandos de trabalhadores dos serviços essenciais
As escolas do município de Alenquer, do pré-escolar ao secundário, vão estar encerradas entre esta sexta-feira, 22 de janeiro e 5 de fevereiro, no cumprimento das medidas decretadas pelo Governo esta quinta-feira em reunião do Conselho de Ministros.

O departamento de Educação do município iniciou de imediato os procedimentos de reorganização dos serviços educativos, em estreita articulação com as direções dos Agrupamentos de Escolas de Abrigada, Carregado, Alenquer e Merceana, tendo ficado determinado o seguinte:

1. A rede de escolas de acolhimento do concelho vai estar disponível para receber os filhos ou outros dependentes, a cargo de trabalhadores de serviços essenciais (por ex. médicos e enfermeiros). Os interessados que cumpram os requisitos previstos na Lei, devem entrar em contacto com os Diretores dos agrupamentos de escolas, para se mobilizarem os recursos necessários em todos os campos de ação educativa e conexos;

2. Todos os encarregados de educação dos alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, serão contactados pelas suas escolas, no sentido de aferir o interesse em continuar, nestas duas semanas, a ter o serviço de refeições escolares para os seus educandos. A Câmara Municipal, gestora do serviço, irá assegurar que as refeições vão ser disponibilizadas a partir de segunda-feira, 25 de janeiro;

3. As escolas de acolhimento estarão igualmente disponíveis para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do concelho de Alenquer;

4. Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos, sendo que o Município e os estabelecimentos de ensino, vão transmitir atempadamente as necessárias informações a todos os encarregados de educação.

O momento que atravessamos é de grande dificuldade, pelo que apelamos a todos os encarregados de educação que cumpram o confinamento e as regras de distanciamento e higienização, em qualquer saída obrigatória de casa.

Ao Município de Alenquer compete mitigar junto das crianças e dos jovens o impacto de mais este confinamento geral e a consequente suspensão das atividades letivas, garantindo desde já o maior apoio possível aos que estão em situações mais vulneráveis.

Assim, e como sempre, estamos disponíveis e acessíveis para todos os contactos, por telefone ou e-mail, e para prestar o apoio necessário em cada situação particular.

É tempo de darmos as mãos e lutarmos todos juntos, pela saúde na comunidade e pela vida de todos e de cada um de nós.
22-01-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados