19 de Setembro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Ciclo de festejos natalícios terminou com visitas de boas-festas
Roteiro Turístico Noturno “Pintar e Cantar os Reis em Alenquer”
O Roteiro Turístico Noturno “Pintar e Cantar os Reis”, que se realizou na noite de 5 para 6 de janeiro, encerrou as comemorações natalícias do município, um mês depois de o seu início ter-se dado com a cerimónia de iluminação do presépio.

Dando a possibilidade de assistir ao vivo e partilhar do sentimento associado à vivência do "Cantar e Pintar os Reis em Alenquer", o município voltou a promover um roteiro turístico noturno.
A concentração dos inscritos aconteceu às 22h00 no Largo Luís de Camões, em Alenquer. Durante quatro horas presenciaram, em diversos lugares, o cumprimento de uma tradição peculiar no concelho, dado que os reiseiros não só cantam às portas, mas também pintam nas paredes das casas símbolos e desejos de felicidades para o ano que começa.
Divididos em dois grupos, o primeiro, munido de lanternas, pincéis e tintas, marca o trajeto com pinturas, servindo-se de um código em que as cores vermelha e azul desempenham um papel importante. Os desenhos compõem-se de corações e vasos floridos, estrelas, símbolos de profissões, como uma balança ou um martelo, a sigla «B.R.», que quer dizer «Bons Reis e ainda a data. O segundo grupo, após o apontador cantar a solo, entoa melodias e deixa votos de felicidades para o ano novo.
 
Catém, Casal Monteiro, Ota, Abrigada, Olhalvo, Pocariça, Mata e Penafirme, Cabanas de Torres e Paúla são os lugares onde esta tradição se mantém viva.
 
 
11-01-2016 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação