19 de Setembro de 2019
Última SPP com participação equilibrada de adultos e jovens
Quatro propostas seguem em frente
Com um número de participantes do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) muito próximo do do Orçamento Participativo de Alenquer (OPA), da última sessão de participação pública (SPP) desta edição saiu o mesmo número de propostas – duas de cada.

Os mais de 40 participantes – 23 adultos e 19 jovens – foram chegando gradualmente para a última sessão “Família Participa”, que se realizou a 4 de junho e coincidiu com o fim do período de apresentação de propostas nas SPP e/ou online.
Convidados a sentar-se às mesas dispostas no salão da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada, teve início a discussão das propostas a expor em plenário. Não tardou a surgirem as primeiras, inclusive a de uma mesa cujos elementos tinham confessado terem vindo apenas para acompanhar os mais novos. Enquanto eram redigidas nas folhas A3, as conversas centraram-se na curiosidade em conhecer moderadores e outros participantes, sobretudo os do OPJ. Com algumas gargalhadas pelo meio, dominou a boa disposição.

Propostas do OPA e do OPJ foram sendo afixadas paralelamente. Com a fusão de duas, no caso dos mais velhos, o número de ambos ficou igual. O mesmo aconteceu com as apresentações em powerpoint – uma de cada.

Uma ideia vinda do OPJ, que não passou no Carregado à fase de análise técnica, alcançou êxito nesta sessão – “Activ Folhas”. A mais pontuada foi a “Escola Com Vida”. Da parte do OPA, as propostas vencedoras tiveram em comum o facto de dizerem respeito a estabelecimentos de ensino – “Cobertura exterior para a prática de educação física na Escola Secundária Damião de Goes” e, a seguir, “Reabilitação do espaço exterior, sanitários e outras zonas degradadas do jardim de infância de Abrigada”.

Decorre, desde ontem, a fase da pontuação das propostas submetidas pela internet que se prolongará até dia 20 deste mês.
07-06-2016 Fonte: CMA