21 de Julho de 2017
A minha rua
OP 2017 já começou
OP e OPJ
Participantes e Paulo Franco numa fotografia de grupo no final da sessão
+ Fotos
O espaço do Montejunto Orquestra Club, em Cabanas de Torres, recebeu 13 pessoas para a primeira sessão do Orçamento Participativo (OP) de 2017. A construção de um parque infantil na localidade foi a proposta mais pontuada.

Com um voto de diferença e 10 no total, ficou a requalificação da Escola Básica da Paúla. A construção de um albergue na antiga escola do Bairro ganhou a atenção de cinco participantes. Cada um destes escolhe, em qualquer sessão, duas das propostas apresentadas, por forma a criar maior dispersão de votos. Quando o número de inscritos nas sessões ultrapassa os 15, duas propostas passam para a fase seguinte, de estudo e validação por parte dos serviços da câmara.

Em Cabanas de Torres, o período de discussão de ideias foi de cerca de uma hora. O parque infantil foi uma proposta comum a dois dos quatro grupos. As propostas que não vingaram podem agora ser apresentadas em www.alenquerparticipa.pt ou noutras sessões – e faltam 10: sendo a próxima já no dia 19, na Associação de Desenvolvimento Local de Aldeia Galega, pelas 21h30.

Horas antes arranca o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), no Agrupamento de Escolas de Abrigada. E se o OP tem como destinatários maiores de 18, no OPJ podem participar alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Os valores afetos para um e outro são também diferentes: 300 mil euros para o primeiro e 10 mil para o segundo.

Nas próximas semanas vão inaugurar-se alguns projetos nascidos do OP. A 24 de abril, o novo espaço coberto da Escola Básica de Canados. Integrado nas comorações do 25 de Abril, o segundo percurso pedestre Do Montejunto ao Tejo. Entre maio e junho, a pista de atletismo do pavilhão municipal. Para Paulo Franco, participar é, por si só, muito importante, mas mais importante é o facto de “a câmara realizar aquilo que as pessoas desejam”.
19-04-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados