21 de Janeiro de 2019
Três voluntários estão a dar apoio nas refeições escolares
Sétimo projecto do BLV
Refeitório do Centro Escolar de Paredes
+ Fotos
O projecto de voluntariado de apoio aos refeitórios escolares - Centro Escolar de Alenquer, promovido pela câmara municipal, é o sétimo de um conjunto de acções levadas a cabo no âmbito do Banco Local de Voluntariado (BLV).

São três os voluntários que prestam apoio, às terças-feiras entre as 12h e as 14h, no serviço de refeições, nomeadamente na distribuição e empratamento das refeições às crianças do 1.º ciclo e jardim-de-infância.
   Implementado em 28 Abril de 2009, após a assinatura de um protocolo de colaboração entre a câmara e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, o BLV de Alenquer já soma sete projectos de voluntariado. Local de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras de voluntariado interessadas em receber voluntários, tem por objectivo valorizar e promover o voluntariado a nível local, sensibilizar os cidadãos e as instituições para o voluntariado e promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e entidades promotoras de voluntariado. Para a prossecução destes fins, o BLV acolhe candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado, recebe projectos de voluntariado por parte de organizações, encaminha os voluntários para projectos e acompanha o voluntário e a entidade no desenrolar das acções.

Bancos locais de voluntariado
   Foram criados com o intuito de valorizar o voluntariado e de conduzir os voluntários para as organizações quando estes não sabem onde se dirigir, reforçando as entidades que necessitam de mais voluntários ou encaminhando-os para as que não os possuem.
   Os BLV são uma mais-valia para as organizações que beneficiam da colaboração de voluntários, dispõem de apoio técnico na implementação de programas de voluntariado e têm acesso a uma rede de informação concelhia e nacional.

Organizações promotoras de voluntariado
   São entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas colectivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

Áreas de projecto
   Os voluntários prestam apoio nas áreas cívica, de acção social, saúde, educação, ciência, cultura, defesa do património e do ambiente, protecção civil, reinserção social, desenvolvimento da vida associativa e cooperação para o desenvolvimento.
   A área de actividade do projecto é ilimitada, desde que esteja directamente relacionada com a área de intervenção da organização e opere como uma mais-valia para a população alvo ou para a organização.

Projectos do BLV de Alenquer

Alfabetização de adultos
   Este projecto decorreu de Maio a Setembro de 2009, no centro-de-dia do Instituto de Beneficência Maria Conceição Ferrão Pimentel, no qual foi integrada uma voluntária que desenvolveu acções de alfabetização junto dos utentes com baixos níveis de escolaridade, nomeadamente actividades de ensino da leitura e escrita.

“Festa do Arco-Íris”
   No dia 6 de Junho de 2009, o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Alenquer realizou a “Festa do Arco-Íris”, com o objectivo de comemorar o Dia Mundial da Criança e o Dia do Ambiente e nela integrou três voluntárias para darem apoio aos ateliês e actividades ao ar livre que decorreram no Parque Urbano da Romeira.

Colónia de Férias - São Martinho do Porto
   O projecto “Colónia de Férias – São Martinho do Porto”, proposto pelo lar de crianças e jovens do Instituto de Beneficência Maria da Conceição Ferrão Pimentel e que decorreu de 4 a 7 e de 21 a 24 de Agosto de 2009, recebeu uma voluntária que acompanhou as actividades da vida diária e lúdicas das crianças e jovens residentes no lar.

Artes decorativas
   A Santa Casa de Misericórdia de Alenquer promoveu o projecto de artes decorativas, no qual integrou uma voluntária que desenvolveu, durante cinco meses (de Outubro de 2009 a Fevereiro de 2010), actividades de carácter artístico e de ocupação dos tempos livres dos utentes do centro-de-dia.

Informática para Seniores – Formação em Tecnologias de Informação
   A Junta de Freguesia de Santana da Carnota tem um voluntário que desenvolve um projecto de combate à infoexclusão, desde Março de 2009, nomeadamente na área de formação em informática para seniores.

Apoio à Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer
   Com o objectivo de aumentar o conhecimento a nível concelhio da doença Diabetes Mellitus assim como do desempenho da Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer, foram integradas duas voluntárias na associação. O projecto teve início a 6 de Setembro e as voluntárias estão na associação quatro horas por dia, durante os dias úteis, a efectuar trabalhos de secretariado, atendimento ao público e planeamento de eventos.

Apoio aos refeitórios escolares - Centro Escolar de Alenquer

07-04-2011 Fonte: CMA