24 de Janeiro de 2022
Diversidade de acontecimentos marcou primeira edição
“Semana da Agricultura, Caça e Pesca em Alenquer – Ontem, Hoje e Amanhã”
Arrancou, no dia 17 de Novembro, no Fórum Romeira, a primeira edição da “Semana da Agricultura, Caça e Pesca em Alenquer – Ontem, Hoje e Amanhã”, um evento organizado pelo Pelouro da Agricultura e das Actividades Cinegéticas que se prolongou até dia 23.

O lançamento do livro “Agricultura, Caça e Pesca em Alenquer – Ontem, Hoje e Amanhã”, as VII Jornadas Agrícolas, sessões de esclarecimento, debates, teatro e várias actuações musicais assinalaram a estreia deste evento, fruto de uma parceria com a COOPQUER – Cooperativa Agrícola de Alenquer, CRL. A juntar a estas actividades, decorreram também mostras de peças museológicas, algumas com mais de dois mil anos, e visitas escolares à exposição que se traduziram num total de 800 alunos, do ensino básico ao secundário. De realçar a colaboração do Rancho Folclórico de Alenquer (que cedeu algumas peças do seu espólio ligadas à agricultura, cultura de cereais e caça e vestuário antigo) e do Museu Municipal Hipólito Cabaço, que disponibilizou um vasto leque de artigos alusivos aos temas do evento.
   Quanto às sétimas jornadas agrícolas, que ocorreram no dia 20, contaram, na sessão de abertura, com a presença do vice-presidente da câmara municipal, Jorge Riso, do vereador do Pelouro da Agricultura e das Actividades Cinegéticas, José Manuel Catarino, e de José António Canha, director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Também compareceram Joaquim Alberto Silva Rocha Alexandre, presidente da direcção da COOPQUER, e João Carlos Ramalho Carreira, presidente da Direcção da UNICARO - União das Cooperativas do Ribatejo e Oeste. Foram debatidos temas como a pecuária biológica, as energias renováveis, vinhas e apoios à floresta.
   Ao longo da semana houve sessões de esclarecimento sobre produtos fitofarmacêuticos e alimentação saudável. A música e a dança também estiveram em destaque com as actuações dos ranchos folclóricos do Carregado e de Alenquer, do grupo de música popular portuguesa “Os Vindimeiros”, da artista Lenita Gentil e, a encerrar este acontecimento, a actuação de três bandas das escolas de música de Abrigada, Alenquer e Olhalvo, que teve sala cheia.
25-11-2008 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados