21 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Campanha “Atenção à sua Tensão” em Alenquer
Conferência e rastreio contaram com mais de 200 participantes
Debate na biblioteca municipal
+ Fotos
“Atenção à sua Tensão” foi o nome da campanha que no fim-de-semana de 15 e 16 de Fevereiro decorreu em Alenquer para promover a saúde cardiovascular, avaliando a hipertensão arterial e outros factores de risco. A organização foi da responsabilidade do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Alenquer em parceria com a Associação de Hipertensos de Portugal.

A iniciativa “Atenção à sua Tensão” teve início pelas 19 horas de sexta-feira. No debate na Biblioteca Municipal de Alenquer abordaram-se temas relativos à hipertensão arterial. Estiveram presentes na sessão de esclarecimento José Manuel Catarino, vereador do Pelouro da Saúde, Miguel Santa Martha, vice-presidente da Associação de Hipertensos de Portugal (AHP) e Teresa Rodrigues, coordenadora técnica do Conselho de Supervisão Médica da AHP.
 
Entre o público interessado na temática, alguns futuros técnicos de saúde não se escusaram, juntamente com a restante assistência, a colocar questões sobre os riscos associados ao não controlo da hipertensão. “Toda a gente deve conhecer os valores da sua tensão arterial como sabe o seu número de bilhete de identidade ou de contribuinte", defende Teresa Rodrigues.
 
No sábado, o rastreio de avaliação do risco cardiovascular foi gratuito no pavilhão exterior do Fórum Romeira. Decorreu das 9 horas até às 18 horas e cerca de 210 utentes participaram neste evento.
 
A todos os avaliados foi medido a pressão arterial, o peso, a altura, o índice de massa corporal, a glicemia, o colesterol e calculado o risco cardiovascular global. Também foram distribuídos um registo com os seus valores e os considerados normais para o seu caso, uma informação escrita acerca de medidas preventivas destas doenças e preenchidos formulários com estes e outros dados importantes que poderão ser utilizados pelos médicos assistentes dos participantes.
 
Para a realização desta campanha, a equipa de 35 elementos era composta por técnicos de saúde pertencentes à AHP e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Santarém. A campanha nacional dirigida a doentes hipertensos e seus familiares continuará durante 2008 por várias concelhos portugueses.
18-02-2008 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação