21 de Maio de 2019
Conferência e rastreio contaram com mais de 200 participantes
Debate na biblioteca municipal
+ Fotos
“Atenção à sua Tensão” foi o nome da campanha que no fim-de-semana de 15 e 16 de Fevereiro decorreu em Alenquer para promover a saúde cardiovascular, avaliando a hipertensão arterial e outros factores de risco. A organização foi da responsabilidade do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Alenquer em parceria com a Associação de Hipertensos de Portugal.

A iniciativa “Atenção à sua Tensão” teve início pelas 19 horas de sexta-feira. No debate na Biblioteca Municipal de Alenquer abordaram-se temas relativos à hipertensão arterial. Estiveram presentes na sessão de esclarecimento José Manuel Catarino, vereador do Pelouro da Saúde, Miguel Santa Martha, vice-presidente da Associação de Hipertensos de Portugal (AHP) e Teresa Rodrigues, coordenadora técnica do Conselho de Supervisão Médica da AHP.

Entre o público interessado na temática, alguns futuros técnicos de saúde não se escusaram, juntamente com a restante assistência, a colocar questões sobre os riscos associados ao não controlo da hipertensão. “Toda a gente deve conhecer os valores da sua tensão arterial como sabe o seu número de bilhete de identidade ou de contribuinte", defende Teresa Rodrigues.

No sábado, o rastreio de avaliação do risco cardiovascular foi gratuito no pavilhão exterior do Fórum Romeira. Decorreu das 9 horas até às 18 horas e cerca de 210 utentes participaram neste evento.

A todos os avaliados foi medido a pressão arterial, o peso, a altura, o índice de massa corporal, a glicemia, o colesterol e calculado o risco cardiovascular global. Também foram distribuídos um registo com os seus valores e os considerados normais para o seu caso, uma informação escrita acerca de medidas preventivas destas doenças e preenchidos formulários com estes e outros dados importantes que poderão ser utilizados pelos médicos assistentes dos participantes.

Para a realização desta campanha, a equipa de 35 elementos era composta por técnicos de saúde pertencentes à AHP e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Santarém. A campanha nacional dirigida a doentes hipertensos e seus familiares continuará durante 2008 por várias concelhos portugueses.
18-02-2008 Fonte: CMA