22 de Maio de 2019
Autarcas de Alenquer e Arruda aprofundam conhecimentos
Sessão de esclarecimento sobre o CSI
No dia 24 de Janeiro, técnicos do Instituto da Segurança Social - Centro Distrital de Lisboa estiveram na biblioteca municipal para esclarecer os presidentes ou representantes das juntas de freguesia dos concelhos de Alenquer e Arruda dos Vinhos sobre o Complemento Solidário para Idosos (CSI). A sessão teve o apoio do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Alenquer.

Dando cumprimento ao propósito de atingir o maior número de pessoas, esta acção de sensibilização realizou-se em Alenquer pelo facto de possuir muitas freguesias. Dirigida a autarcas locais por se considerar que são os que têm uma maior proximidade com os cidadãos, a sessão decorreu de manhã e contou com a presença dos vereadores do Pelouro da Acção Social das câmaras de Alenquer e Arruda dos Vinhos, Jorge Riso e Maria Gertrudes Cunha, respectivamente.

Foi intenção esclarecer as dúvidas dos presentes e sensibilizá-los sobre uma medida do Governo que, segundo referiram os técnicos, tem como intuito “diminuir a taxa de pobreza dos idosos, beneficiando de um complemento que lhes permita aumentar os seus rendimentos”. Foram dadas a conhecer as condições de atribuição do CSI, a quem se destina e apresentados casos práticos.

O Complemento Solidário para Idosos consiste numa prestação monetária, criada pelo Governo no ano de 2005, através do Decreto-Lei 232/2005. Com esta medida, pretende-se que nenhum pensionista viva com um rendimento abaixo dos 300 euros. Para o ano de 2008 este complemento destina-se a idosos com idade igual ou superior a 65 anos, residentes em território nacional.
25-01-2008 Fonte: CMA