25 de Abril de 2019
“Alma do Vinho” entre os melhores Festivais da Península Ibérica
IBerian Festival Awards
A quarta edição dos Iberian Festival Awards premiou, em Vigo, Espanha, os melhores festivais da Península Ibérica, tendo Portugal arrecadado 13 distinções em 22 categorias. O festival “Alma do Vinho” de Alenquer estava nomeado para “Melhor Festival Não-Musical”, tendo vencido nesta categoria o também português “Serralves em Festa”, festival cultural da Fundação Serralves no Porto.

O vice-presidente do município de Alenquer, Rui Costa, e o adjunto do presidente da autarquia, Tiago Pedro, que projetaram este festival e o produziram nas suas duas edições, fizeram questão de se deslocar a Vigo para assistir à cerimónia. Apesar de não trazerem o galardão para casa ambos afirmaram que o “Alma do Vinho” era um vencedor à partida.

“Um Festival que na sua segunda edição, com meios financeiros, técnicos e humanos reduzidos, se consegue afirmar entre os melhores festivais Ibéricos, só pode ser um motivo de orgulho e um estimulo para fazermos cada vez mais e melhor”, disse Rui Costa.

“Não querendo diminuir o mérito ao vencedor, é preciso recordar que “Serralves em Festa” vai na sua 15ª edição, decorre na segunda maior cidade do País e tem na sua organização a Fundação Serralves. Reitero que é uma grande satisfação estarmos nesta lista restrita de nomeados, e quem sabe se Alenquer não vai acabar por conquistar esta distinção em futuras edições”, referiu.

Uma opinião partilhada por Tiago Pedro, que se manifestou orgulhoso de “dois anos depois de passar o “sonho ALMA DO VINHO” da cabeça para o papel e do papel para a sua concretização, batermo-nos com festivais nacionais que têm equipas a tempo inteiro todo o ano, e um longo histórico de edições realizadas”, disse. “É a prova de que estamos no caminho certo e de que sabemos qual o caminho que Alenquer deve seguir nesta matéria. É fácil organizar uma «feirinha» com meio milhar de pessoas, isso todos conseguem, difícil é criar um Festival do zero, pô-lo de pé, comunicá-lo, e na sua segunda edição ser nomeado e ficar a muito pouca distância de arrecadar um «Óscar» dos Festivais”, concluiu o adjunto da autarquia.

A edição de 2018 foi o ano da consolidação de um festival dedicado à cultura vitivinícola de Alenquer e de toda a região de Lisboa, organizado pelo município de Alenquer.

Ao longo de quatro dias, entre 13 e 16 de setembro, mais de 25 mil visitantes passaram pelo Parque Urbano da Romeira, onde puderam provar e comprovar a qualidade dos vinhos de quarenta produtores da CVR de Lisboa, participar em provas comentadas, assistir a showcookings, conferências, visitar exposições e assistir a concertos de artistas como AGIR, Diogo Piçarra, e Maria Emília entre outros.

A terceira edição do festival “Alma do Vinho” decorre este ano de 12 a 15 de setembro, sendo o ponto alto da programação “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”.

25-03-2019 Fonte: CMA