29 de Junho de 2017
A minha rua
Prove: três anos acabados de colher
Leader Oeste e câmara de Alenquer
Rute Soares e Pedro Duarte, os produtores
Na última sexta-feira, 26 de maio, Rute Soares e Pedro Duarte tinham mais do que legumes e fruta para distribuir pelos consumidores. Um bolo com morangos - saído do forno de uma das aderentes - assinalava, deliciosamente, o terceiro aniversário do arranque do projeto em Alenquer.

São mais de 150 semanas de cabazes de produtos cultivados no concelho e colhidos no próprio dia da entrega ou na véspera. Batatas, cebolas, couves, curgetes, abóboras, espinafres, alfaces, morangos, laranjas, damascos, maçãs são apenas alguns deles. Os cabazes podem ter quatro a seis ou sete a nove quilos e custam sete euros, o primeiro, e dez euros, o segundo. Mais de uma centena de cabazes passam das mãos dos dois produtores para as dos inscritos no Mercado Municipal de Alenquer todas as sextas-feiras. A adesão pode ser feita presencialmente ou através da página www.prove.com.pt. Para além de escolher o peso do cabaz pretendido, o freguês determina a frequência com que o quer receber - se todas as semanas, se quinzenalmente. De entre as variedades cultivadas - em Alenquer cerca de 80 -, o aderente pode excluir cinco do seu lote de produtos.

É a Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (Leader Oeste) a promotora do Prove na região em que se insere o concelho de Alenquer; o município funciona como parceiro na iniciativa. Paulo Franco, vereador e aderente, diz-se "bastante satisfeito" com o processo - que tem sido consistente na qualidade e no cuidado com o consumidor. Na calha está uma visita dos produtores e do autarca a uma exploração agrícola de referência associada ao Prove, em Palmela - que tem como promotora a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES). A troca de impressões com outros produtores e com elementos de entidades dinamizadoras será, segundo o mesmo vereador, uma oportunidade que convém sempre explorar.

Através de encomendas.alenquer@prove.com.pt ou do número 964 203 403 os interessados poderão esclarecer quaisquer dúvidas sobre o projeto e a adesão ao mesmo.
01-06-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados