22 de Maio de 2019
Menor número de ocorrências e extensão de área ardida dos últimos 10 anos
Reunião sobre época de incêndios
Analisados os dados referentes ao período de 1 de junho a 15 de outubro de 2014, o balanço é positivo.

Da análise dos dados resultou a conclusão de que o número de ocorrências e a extensão da área ardida são os menores da última década. Para isso contribuíram um verão ameno, os níveis de precipitação de junho e julho, a ausência de vagas de calor e a chegada precoce das chuvas outonais, que atingiram valores significativos.

Arderam 23 hectares, que correspondem, na sua maior parte, a terrenos agrícolas abandonados e matos.

Verifica-se um número significativo de ocorrências no período noturno, entre as 20 e as 8 horas, tendência anteriormente registada.

A reunião juntou o presidente da câmara municipal, um técnico do Gabinete Técnico Florestal, os comandantes dos bombeiros voluntários de Alenquer e da Merceana, do destacamento territorial de Alenquer da Guarda Nacional Republicana e do posto territorial da Merceana e um representante da AFOCELCA. Teve lugar no dia 21 de outubro, numa sala da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alenquer.

Os intervenientes frisaram que os resultados positivos não podem levar a comportamentos mais permissivos na utilização do fogo, importando reforçar a sensibilização, nomeadamente no que concerne às medidas de autoproteção – limpeza em redor das edificações – e ao uso do fogo de forma consciente e responsável. Campanhas como a promovida este ano pela autarquia, que espalhou em alguns outdoors do concelho a mensagem “Ajude os nossos bombeiros prevenindo os incêndios” lembram que a luta contra os incêndios é de todos.
04-11-2014 Fonte: CMA