22 de Maio de 2019
Bombeiros de Alenquer e da Merceana recebem equipamentos de proteção individual
74 fatos entregues no concelho
Fotos cedidas
+ Fotos
Os bombeiros voluntários de Alenquer e da Merceana receberam, no dia 15 de outubro, da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) 74 fatos (casacos e calças).

Os Bombeiros Voluntários de Alenquer receberam 44 fatos e os da Merceana 30. Ao todo, foram entregues aos municípios da Região Oeste 790 casacos e 790 calças, que corresponderam a um investimento aproximado de 145 mil euros.

Está em fase de conclusão o compromisso, assumido pelos municípios, de equipar 50 por cento do Quadro de Ativos e Quadro de Comando das Corporações de Bombeiros da Região Oeste com capacetes, cogulas, luvas, fatos e botas.

Em maio de 2014 foram entregues 341 capacetes e, em agosto deste ano, 386 cogulas e 514 luvas, encontrando-se em fase de adjudicação as botas florestais.

Todos os equipamentos entregues durante o ano de 2015 visam a proteção individual dos seus utilizadores, a par da exigência de qualidade, certificação e cumprimento das normas europeias e com vista a assegurar a sua uniformização.

O investimento, no valor total de 272 mil euros, é financiado em 85 por cento através de candidatura aprovada no Programa Operacional de Valorização do Território (POVT). Contando com o apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que assume parte da responsabilidade da contrapartida nacional do investimento (7,5 por cento do investimento elegível), o restante investimento é da responsabilidade da OesteCIM. A Liga dos Bombeiros Portugueses prestou apoio técnico.
22-10-2015 Fonte: CMA