18 de Fevereiro de 2020
Iniciada construção do novo Destacamento de Alenquer da GNR
Tiveram inicio os trabalhos de construção das novas instalações do Posto e Destacamento Territorial de Alenquer da GNR de Alenquer, num terreno cedido pelo município entre as vilas de Alenquer e Carregado.

Após a aprovação do Tribunal de Contas, foi necessário levar a sessão do Executivo a cedência da posição contratual, alterando o empreiteiro, e a consignação das obras, uma vez que o vencedor da empreitada recusou avançar com a obra pelo valor do último concurso, 1,5 milhões de euros.

Na reunião do Executivo de 20 de janeiro, o presidente do município, Pedro Folgado, esclareceu que o empreiteiro selecionado alegou ainda ter outras empreitadas a decorrer, levando o município a optar pelo segundo concorrente mais bem classificado no concurso.

Em fevereiro de 2019, o município de Alenquer lançou, pela terceira vez, o concurso público para a construção de novas instalações para o Destacamento da GNR, por 1,5 milhões de euros, após revisão de preços e autorização do Governo para o efeito, uma vez que os anteriores concursos ficaram desertos.

A construção de novas instalações está prevista desde pelo menos 2008, altura em que integraram as compensações pela deslocalização da Ota, no concelho, do Aeroporto Internacional de Lisboa, prometidas pelo Governo liderado por José Sócrates.

A falta de condições do atual Posto e Destacamento Territorial de Alenquer foi “denunciada” pelo presidente do município por diversas ocasiões junto do Governo, alertando para o elevado estado de degradação do edifício, com problemas de “infiltrações, humidade e de falta de espaço”.

O protocolo entre a autarquia e o Ministério da Administração Interna, para a construção de novas instalações, foi estabelecido em agosto de 2015 e o primeiro concurso público foi lançado em novembro de 2017.

O presidente do município espera que não surjam mais contratempos e que a obra esteja concluída no prazo previsto, aproximadamente 18 meses.

O Destacamento Territorial é responsável pelos postos de Alenquer, Azambuja e Cadaval e conta com um efetivo de aproximadamente 50 militares.

24-01-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados