19 de Setembro de 2019
26 propostas em votação durante um mês
Orçamento Participativo Alenquer
De 15 de outubro a 15 de novembro, os votos podem ser atribuídos através da plataforma opa.servidormunicipio.com ou presencialmente – na câmara municipal, entre as 10 e as 12 horas, na biblioteca de Alenquer, entre as 14 e as 16, ou na carrinha OPA, que vai estar em itinerância pelo concelho. As propostas vencedoras são conhecidas ainda em novembro.

Cada votante elege, obrigatoriamente, duas propostas. A dispersão de votos promove o equilíbrio da votação em termos territoriais – sem ela seria possível que, escolhidas as propostas com base na área de residência ou trabalho, as diferentes densidades populacionais do concelho se refletissem nos resultados.
Para votar online há que fazer o registo na plataforma do OPA: ao preenchimento de um formulário segue-se envio de uma palavra-passe que dá acesso à votação e devem ser escolhidos dois projetos. Caso seja escolhida apenas uma proposta e se não selecione uma segunda até 15 de novembro, o primeiro voto será anulado. Dúvidas ou dificuldades relacionadas com a votação online podem ser explanadas através do e-mail opalenquer@cm-alenquer.pt.

Votar presencialmente implica que o participante se faça acompanhar por um documento de identificação. O preenchimento do mesmo formulário é feito por um elemento da equipa OPA, seguindo-se a escolha de duas propostas.
Em 2014, foram 31 as propostas em votação. Votaram 2307 pessoas e estão em fase de concretização sete projetos: dois parques infantis no estabelecimento de ensino de Santana da Carnota, um espaço coberto na escola básica de Canados, um centro de treino de atletismo em Alenquer, a criação de um espaço de convívio e apoio a idosos na antiga escola básica de Azedia, a rede de passeios pedestres “Do Montejunto ao Tejo”, a sala snoezelen – a inaugurar no dia 9 de outubro – e a caraterização e plano de ação do Canhão Cársico de Ota.
30-09-2015 Fonte: CMA