19 de Fevereiro de 2017
A minha rua
Alenquerenses doaram 55 toneladas de roupa à Humana Portugal em 2016
Solidariedade
Num e-mail enviado à câmara municipal, a associação “agradece o contributo de todos os cidadãos de Alenquer na doação de roupa com um objetivo social, na medida em que comprova que estão cada vez mais sensibilizados para a importância da seleção dos resíduos, que, deste modo, podem ser transformados em recursos.” Nos 10 contentores espalhados pelo concelho foram colocados 55 877 kg de roupa usada.

A Humana é uma associação sem fins lucrativos que existe desde 1998. Realiza “programas de cooperação em África e de apoio local em Portugal”, trabalhando também com a proteção do ambiente na mira - através da reutilização têxtil.

Segundo a associação, “a roupa recolhida no município de Alenquer evitou a emissão de 177,1 toneladas de CO2 para a atmosfera”, por evitar que esta seja incinerada – o seu destino quando enviada para os aterros.

Nos 1300 contentores distribuídos pelo país, a Humana recolheu 4 315 toneladas de roupa usada em 2016. A roupa tem dois caminhos possíveis: os centros de classificação da Humana Fundación Pueblo para Pueblo – sua congénere espanhola –, ou a venda a empresas de reciclagem.

Os centros de classificação preparam a roupa para a sua reutilização – em média metade da roupa recolhida. Uma parte volta para Portugal, para as oito lojas de segunda mão da Humana – sete em Lisboa e uma no Porto. Outra parte segue viagem para África, onde “é vendida a preços baixos, impulsionando a criação de novos recursos de desenvolvimento”. As doações não passíveis de voltar a usar são distribuídas por empresas de reciclagem, empresas produtoras de combustíveis derivados de resíduos ou, caso a sua reciclagem não seja possível, enviadas para centros de tratamento de resíduos.

A associação indica, no mesmo texto, que encaminha “todos os recursos gerados pela atividade de recolha e valorização da roupa” ao propósito social da organização, como os seus “projetos de educação e agricultura em África, mais concretamente na Guiné-Bissau e Moçambique”. Conduz, também, ações de sensibilização sobre o impacto positivo da reutilização no ambiente.

Saiba mais sobre a Humana aqui.
16-02-2017 Fonte: Humana Portugal
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados