24 de Maio de 2019
Conceito de oferenda ao Menino Jesus ganhou uma dimensão solidária
Mini Reis Magos rumaram ao presépio vivo no Parque Vaz Monteiro
Ao início da tarde do dia 14 de dezembro via-se muita gente a dirigir-se ao Parque do Areal. À entrada já se encontravam vários pais e educadores e, mais à frente, ao pé do Museu do Vinho, os primeiros mini Reis Magos. Com a forma das coroas e a cor das capas a distinguir os grupos, tinham em comum o que traziam nas mãos: um presente para as famílias carenciadas do concelho.

Uma charrete puxada por um cavalo branco encabeçou o desfile e guiou-os ao Parque Vaz Monteiro. Muitas pessoas assomaram às portas e janelas para saudarem os pequenos Reis Magos e seus acompanhantes e houve quem se tivesse juntado às inúmeras cabecitas coroadas que preencheram a Avenida 25 de Abril.

A entrada no Parque Vaz Monteiro foi apressada, movidos pela curiosidade de ver o presépio vivo instalado ao fundo. Do cenário faziam parte a Virgem Maria, São José, dois Anjos, pastores, uma ovelha e um burro. Já com os ânimos serenados, assistiram à narração, com representação simultânea, da história do nascimento de Jesus de Nazaré. A entrada a cavalo dos três Reis Magos para adorar o Deus Menino deu ainda mais realismo à atuação.

Era hora de dar cumprimento ao propósito solidário desta concentração. Antes, tempo para uma canção de Natal, interpretada pelas crianças ao som de música. As oferendas foram depositadas junto à manjedoura: pacotes de leite, latas de feijão, grão, conservas e salsichas, farinha, cereais, arroz, massas e bolachas.

Dia 21 de dezembro haverá novo desfile, desta vez das crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e também concertos pelos alunos dos agrupamentos de escolas e por um grupo de jovens da Ota.

17-12-2013 Fonte: CMA