18 de Abril de 2021
Inauguradas as obras de requalificação da EB e JI de Ota
Edifício dos anos de 1940 foi totalmente renovado e ampliado
Foi inaugurada esta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, a “Requalificação e Ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância de Ota”, projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

Com o traço característico da rede de escolas criadas no período do Estado Novo, esta escola, cuja construção remonta aos anos 40 do século XX, havia sido mapeada para intervenção ao abrigo dos fundos comunitários, mais concretamente, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, no sentido de dotar este equipamento escolar de condições adequadas ao número de alunos que a frequentam, bem como de melhores condições de conforto e funcionalidade, melhorando a qualidade do serviço educativo.

Esta obra, que implicou um investimento de 903.655,04€, ampliou a capacidade da escola no que respeita ao número de salas de aula disponíveis, passando de 3 para 4 salas de aula, ficando ainda a biblioteca preparada para ser adaptada a uma sala de aula, assim o número de alunos o justifique.

Também as áreas comuns e o refeitório foram alvo de melhoramento e ampliação. Todas as salas estão dotadas para além dos quadros convencionais, de quadros digitais da última geração, através quais os professores poderão ministrar conteúdos digitais e interativos.

A cobertura do telhado do edifício está equipada com painéis foto voltaicos, que assegurarão a autonomia energética da escola. No exterior, todo o logradouro foi alvo de intervenção, desde a zona de recreio às acessibilidades, de acordo com o que está normalizado atualmente para este tipo de estabelecimentos educativos.

Este investimento foi feito no seguimento de uma politica de igualdade de oportunidades e de ensino para todos, numa lógica de serviços de proximidade, e de retenção das populações nas freguesias onde vivem, aumentando com isso a atratividade do território.

Uma hora antes da cerimónia formal de inauguração, os encarregados de educação foram convidados a visitar a infraestrutura escolar, guiados por um docente ou um auxiliar, e de forma desfasada de outros encarregados de educação, por forma a desencontrar visitas, no cumprimento das regras sanitárias da atual pandemia.

Na cerimónia formal de inauguração, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Abrigada, Luis Martins, sublinhou a importância desta obra junto da comunidade escolar, que vem responder às necessidades da população da Ota, significando estas intervenções um novo passo naquilo que é a política de valorização da educação, esperando que a esta, se sigam outros estabelecimentos de ensino.

Diogo Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Ota, lembrou que este ato simbólico é o culminar de alguns anos procurando melhores condições para esta escola, e sublinhou a importância e a dificuldade que será manter esta escola nas condições e no estado em que está ao dia de hoje.

Agradecendo à Câmara Municipal na pessoa do Sr. Presidente e do Sr. Vice-Presidente, apelou ainda às famílias presentes que possam dar o exemplo em casa no que respeita à preservação deste equipamento escolar, que é de todos.

Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, relembrou a visita feita em 2013 no início do seu primeiro mandato como presidente do executivo, no âmbito de um diagnóstico ao parque escolar do concelho.

Segundo o autarca, esta renovação significa um investimento avultado, mas totalmente merecido por esta freguesia, por forma a responder adequadamente à sua população.

Relembrou ainda que este tipo de equipamentos são também um atrativo territorial à fixação de pessoas. Às obras de requalificação desta escola seguir-se-ão outras, na trajetória daquela que é a visão do executivo municipal para a educação e para a renovação do parque escolar no concelho de Alenquer.

06-10-2020 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados