21 de Janeiro de 2019
Alunos da EB de Alenquer visitaram o CTRO
Deslocação no âmbito do concurso “Separa e ganha”
Desenho alusivo à visita ao CTRO
+ Fotos
No dia 29 de janeiro os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Alenquer visitaram o Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste, Cadaval, no âmbito da participação no concurso “Separa e Ganha”.

Na visita oferecida pela Valorsul, os alunos ficaram a conhecer, de acordo com Eugénia Tavares, professora, “a extrema importância da separação correta dos lixos/resíduos, não só na proteção/preservação do ambiente, mas também, e não menos importante, no impacto económico que esses pequenos gestos significam para muitas indústrias e para o país”.
“Lixo devidamente separado é dinheiro. Muito. Não separar é deitar dinheiro ao lixo. Já pensaram nisso?” - alertou.
Seguiu-se uma apresentação do falcoeiro, que explicou o papel dos falcões para afugentar as gaivotas e outras aves dos aterros sanitários, a fim de evitar contaminações.

Eugénia Tavares contou que os alunos e professoras adoraram a visita, ficando a vontade de conhecer o Centro de Triagem do Lumiar. Mostrou-se também satisfeita por ter sido deixada, nas crianças, “a semente para uma maior consciência ambiental” e por terem percebido que “pequenos gestos diários fazem a grande diferença”.

Foi oferecido a cada visitante um kit de sacos para reciclagem.
05-02-2016 Fonte: CMA