21 de Maio de 2019
Município de Alenquer inaugurou Espaços do Cidadão de Olhalvo e Meca
Com estas inaugurações Alenquer passa a dispor de quatro Espaços do Cidadão estando para breve a abertura de mais três
O município de Alenquer inaugurou a 28 de novembro dois Espaços do Cidadão, nas freguesias de Olhalvo e Meca. Ambas as cerimónias foram presididas pelo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

Com estas inaugurações, Alenquer passa a dispor de quatro Espaços do Cidadão, depois da abertura do balcão da freguesia de Ventosa em julho do ano passado, e da união de freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres em abril deste ano.

O presidente da autarquia de Alenquer, considera que os Espaços Cidadão são “essenciais numa politica de proximidade e igualdade de acesso aos serviços essenciais a toda a população do concelho”, reiterando a intenção de inaugurar até ao final do corrente mandato (2017/2021) “um Espaço do Cidadão em cada uma das 11 freguesias do concelho”, afirmou.

Pedro Folgado, revelou ainda que o Espaço do Cidadão de Vila Verde dos Francos está praticamente concluído, estando também em fase muito adiantada os balcões das Uniões de freguesia de Carregado e Cadafais e Ribafria e Pereiro de Palhacana.

Para o secretário de Estado da Modernização Administrativa, os Espaços do Cidadão representam “uma mudança de paradigma dos serviços públicos do Governo que deixaram de estar preocupados com a sua lógica interna de funcionamento e passaram a estar preocupados com os cidadãos, com as empresas e com aqueles que beneficiam deste serviço público", afirmou.

“Este novo conceito concentra serviços que outrora implicavam a deslocação a várias repartições, e elimina em grande parte os formulários em papel, tendo ainda o grande mérito de levar os serviços junto das comunidades”, acrescentou Luís Goes Pinheiro.

Nos Espaços do Cidadão pode por exemplo, tratar da sua carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. No total são mais de 200 os serviços disponíveis, de 16 entidades diferentes.

O atendimento é assegurado por funcionários das respetivas freguesias que recebem formação especifica, a cargo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade que tutela estes equipamentos.

O secretário de Estado revelou ainda que, com estas duas inaugurações, Portugal passa a dispor de 524 Espaços do Cidadão, dos quais 296 abriram nos últimos três anos, que atenderam mais de 1 milhão e 100 mil pessoas.

03-12-2018 Fonte: CMA