19 de Fevereiro de 2019
Espaços do Cidadão inaugurados em Vila Verde dos Francos, Pereiro de Palhacana e Carregado
A partir de 6 de fevereiro são 7 os Espaços do Cidadão no concelho de Alenquer
O município de Alenquer inaugura a 6 de fevereiro mais três Espaços do Cidadão num protocolo entre a autarquia, a Agência para a Modernização Administrativa e as freguesias.

Pelas 15h será inaugurado o Espaço do Cidadão na sede da freguesia de Vila Verde dos Francos, às 16h o balcão de Pereiro de Palhacana e a partir das 17h00 inauguração do Espaço do Cidadão no Edifício Palmeiras no Carregado, onde haverá um conjunto de serviços específicos para a comunidade cabo-verdiana, fruto de um protocolo com o Governo de Cabo Verde. Prevista está também a abertura de um segundo balcão na vila do Carregado, na sede da União de Freguesias em data a anunciar em breve.

Com estas inaugurações, Alenquer passa a dispor de 7 Espaços do Cidadão. A sede da freguesia de Ventosa foi a primeira no concelho a receber um equipamento deste tipo em julho de 2017, tendo logo nessa altura o presidente do município reiterado o compromisso de inaugurar um balcão por freguesia até ao final do corrente mandato.

Pedro Folgado afirmou na altura que os Espaços Cidadão são “essenciais numa politica de proximidade e igualdade de acesso aos serviços essenciais a toda a população do concelho”.

Cumprindo esse desígnio, o Espaço do Cidadão de Cabanas de Torres foi inaugurado em abril do ano passado, e Olhalvo e Meca em novembro último.

Nos Espaços do Cidadão pode por exemplo, tratar da sua carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. No total são mais de 200 os serviços disponíveis, de 16 entidades diferentes.

O atendimento é assegurado por funcionários das respetivas freguesias que recebem formação especifica, a cargo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, entidade que tutela estes equipamentos.

De acordo com os dados mais recentes, Portugal dispõe de 524 Espaços do Cidadão, (296 dos quais abertos nos últimos três anos) que atenderam mais de 1 milhão e 100 mil pessoas.

28-01-2019 Fonte: CMA