19 de Setembro de 2019
Empreendedorismo nas escolas
O Pão Alão
+ Fotos
A Feira do Empreendedorismo Jovem acaba hoje. Quase mil alunos dos quatro agrupamentos escolares passaram pelo pavilhão da Associação Desportiva do Carregado (ADC) para mostrar o resultado da sua criatividade e do seu sentido crítico.

No primeiro dia de feira, 16 de maio, foi apresentado o Pão Alão, uma invenção dos alunos da Escola Básica de Santana da Carnota, inspirada pela lenda com o mesmo nome. Tem orelhas, olhos e nariz de cão e está a ser produzido e distribuído pela Europastry. A intenção foi a de oferecer uma alternativa a lanches menos saudáveis e o pão está disponível em duas versões: a familiar e a individual – ou seja, um focinho grande e um focinho pequeno.

O Pão Alão é um de cinco projetos que saíram do papel. Nascidos nas salas de aula de terceiros e quartos anos do 1.º ciclo do ensino básico, são, segundo Paulo Franco, a materialização da aceitação e do “extraordinário apoio das escolas”em relação ao Ateliê Criança Empreender. Implementado no ano letivo de 2014/15, tem a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP) como responsável e a câmara como parceira. Os jogos Além Vou e À Conquista de Portugal Continental – das Escolas Básicas de Alenquer e de Aldeia Gavinha, respectivamente –, os Miminhos dos Reis – biscoitos imaginados e testados na Escola Básica de Canados – e o Bolo Mistério – misterioso por que doce e saudável ao mesmo tempo, do Centro Escolar do Carregado – compõem o grupo de ideias agora tangíveis.

“Desenvolver competências e capacidades” é, explica o mesmo vereador, a finalidade do projeto. Ver “miúdos de nove anos a falar em público, expondo as suas ideias”e o trabalho em equipa dos miúdos são os fatores que fazem com que a autarquia esteja a alargar aos 2.º e 3.º ciclos estes ateliês de empreendedorismo.

Durante a feira fizeram-se as Tasquinhas Empreendedoras – sobretudo para mostrar aos pais o trabalho dos alunos e as propostas trazidas à Feira de Empreendedorismo Jovem. Aconteceu na antiga escola P3, espaço contíguo ao da ADC, no sábado, 20 de maio. As bancas estiveram a cargo das juntas e coletividades do concelho, que levaram produtos novos ou recriados para comer e beber, mas também para classificar: divididos em três categorias – padaria, pastelaria e licores – foram provadas por um júri de cinco pessoas que teve a originalidade, a inclusão de ingredientes endógenos, a viabilidade da sua produção em escala e a apresentação em conta. Houve um desfile e uma exposição de carros com o Movimento Entusiasta Carregadense de Clássicos e Antigos (MECCA), exibições do ginásio Viva Fit, dos Ranchos Folclóricos de Aldeia Gavinha e do Carregado, com os seus juvenis, música de acordeão e um espetáculo, já caída a noite, que juntou fado, cavalos e a Sociedade Filarmónica Olhalvense.
23-05-2017 Fonte: CMA