20 de Novembro de 2018
Alenquer distinguida com bandeira de “Autarquia + familiarmente responsável”
Municipio recebe galardão pelo quarto ano consecutivo
O título é entregue a municípios cujas iniciativas promovam práticas de proximidade e medidas sociais que melhorem a qualidade de vida das famílias.

A avaliação é feita pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas com o intuito de dar visibilidade a quem se destaca neste âmbito, e potenciar a experiência obtida por umas regiões em benefício das outras.

Alenquer é distinguida por exemplo, pelas diversas atividades culturais e desportivas gratuitas realizadas ao longo de todo o ano, e pelo apoio a centenas de famílias e pessoas carenciadas através do seu gabinete de Ação Social, e financiamento do programa alimentar das IPSS do concelho.

Dispõe ainda de gabinetes de apoio a idosos, a crianças em risco, a pessoas com deficiência e tem apostado nos descontos de IMI familiar, na taxa social e para famílias numerosas na água, entre muitas outras medidas.

Por ser o quarto ano consecutivo que a autarquia de Alenquer foi distinguida, vai receber a bandeira com palma.

Numa nota, o OAFR salientou que 2018, com 130 municípios, foi o ano com maior número de participantes no seu inquérito anual e que 70 deles foram distinguidos com a "bandeira verde" por práticas efetivas de apoio às famílias.

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados terá lugar no dia 21 de novembro, em Coimbra.

09-11-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados