24 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Pedro Folgado reúne com secretário de Estado para tentar resolver problema das descargas poluentes
Crime ambiental na Ribeira do Sarra, Carregado
O presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, e o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, estiveram reunidos, no dia 4 de fevereiro, com responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para falarem sobre o problema ambiental que afeta a Ribeiro do Sarra.

Sensibilizado pela determinação do executivo em pôr fim às descargas poluentes na Ribeiro do Sarra, no Carregado, e tendo em conta a contextualização técnica efetuada, a extensão territorial e cronológica deste crime e os perigos para a saúde pública que daí advêm, o secretário de Estado assegurou que iria envidar todos os esforços para a sua resolução cabal e célere.

Segundo Carlos Martins, “é incompreensível que as inspeções técnicas, as análises, a identificação dos proprietários e as notificações das entidades competentes indiciando as alterações técnicas necessárias não tenham surtido efeito e que os seus prazos tenham sido negligenciados”.

A opinião do presidente da câmara, partilhada pelo secretário de Estado do Ambiente, é que a situação se arrasta “há demasiado tempo e é inadmissível”. Pedro Folgado comprometeu-se, caso o assunto não se resolva pelos trâmites comuns, chamar a ele próprio o assunto e a responsabilidade da sua resolução.

Para além do apuramento de responsabilidades, o foco da reunião incidiu na determinação dos procedimentos legais indispensáveis para a aplicação das medidas necessárias para o fim das descargas poluentes. A APA emitirá as respetivas notificações, a câmara municipal proporá a melhor solução técnica e os proprietários do empreendimento na origem dos focos de poluição serão intimados para implementar as soluções enunciadas.

O problema ambiental que afeta a Ribeira do Sarra está no topo da ordem do dia do executivo da Câmara Municipal de Alenquer, que tem diligenciado inúmeras ações para colocar termo aos focos de poluição infligidos àquela linha de água.
15-02-2016 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação