25 de Abril de 2019
Salas de Aula do Futuro: O amanhã é agora
Os Agrupamentos de Escolas de Abrigada e Visconde de Chanceleiros, na Merceana, já dispõem de duas salas equipadas com material tecnológico de última geração, incluindo um painel táctil de grandes dimensões que funciona como “cérebro” da sala onde se podem partilhar fotografias, vídeos e outros ficheiros.

Para além disso, todo o mobiliário, das mesas às cadeiras e bancadas, dispõe de rodas o que permite alterar de forma rápida toda a configuração da sala adaptando-se às necessidades de um trabalho especifico.

As placas de inauguração das “Salas de Aula do Futuro” foram descerradas pelo presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, e pelas diretoras dos agrupamentos de Abrigada e Merceana, Célia Castelhano e Rute Miguel, respetivamente.

Este projeto é parte integrante da Iniciativa “lnSeES - Inovar para o Sucesso Escolar” uma parceria entre o município de Alenquer e a OesteCIM, integrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da região Oeste.

No âmbito deste acordo, foi promovido um conjunto de candidaturas a fundos comunitários através do Programa Portugal 2020, o “Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar - Aluno ao Centro”, do qual o Município de Alenquer já tem todas as medidas em desenvolvimento, num investimento global de quase um milhão de euros ao longo do quadro comunitário, numa forte aposta em projetos educativos.

Para este projeto em particular, as candidaturas foram trabalhadas pelo Município em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas, com o município a ter um papel de gestor do processo, por ser a entidade elegível para o financiamento, que representará um investimento específico de mais de 100.000€. Abrigada e Merceana foram os primeiros do concelho a manifestar o seu interesse, espera-se que em breve também os Agrupamentos Damião de Góis em Alenquer e do Carregado, reúnam as condições necessárias para receber uma “Sala do Futuro” nas suas instalações.

O presidente do município de Alenquer relevou o entusiasmo com que Abrigada e Merceana acolheram estes equipamentos, considerando inquestionável a sua pertinência pedagógica.

“Este projeto representa um desafio para as escolas, que tiveram de dedicar uma sala em exclusivo para receber os equipamentos, que precisaram de formar professores, que tiveram de alterar rotinas de ensino. Mas o seu entusiasmo percebe-se porque este não é o futuro, é a nossa realidade de hoje, onde tudo está ligado em rede, onde uma imagem se difunde em milésimos de segundo para todo o mundo alcançando milhares de pessoas. E é missão da escola preparar o melhor possível os alunos para o mundo que os espera, e por isso entendo que este tipo de salas é cada vez mais uma ferramenta essencial nas escolas, sob pena de a escola se tornar obsoleta e cada vez mais afastada do que é a realidade do mercado de trabalho”, disse.

O vereador com a tutela da Educação, elogiou por seu turno os professores que aceitaram ter formação especifica para trabalhar neste projeto, recordando o seu papel insubstituível neste processo pedagógico.

“Esta é uma sala repleta de tecnologia, mas sem pessoas que saibam tirar o melhor partido dela não serve para nada. Os professores que aceitaram participar neste projeto, que abdicaram de parte do seu tempo disponível para terem formação, merecem o nosso reconhecimento. Até porque o maior desafio ainda está para vir, que é precisamente dar aulas num contexto totalmente diferente do que estão habituados, e para o qual ainda não há referências no nosso corpo docente”, disse Rui Costa.

“Depois também não tenho dúvidas que os alunos saberão tirar o melhor partido desta oportunidade, com o seu entusiasmo e a sua curiosidade natural, mas também com sentido de responsabilidade, sabendo estimar estes equipamentos, e utilizando-os de forma responsável”, concluiu.

25-03-2019 Fonte: CMA