22 de Janeiro de 2019
EB1 de Alenquer alcançou o 3.º lugar na prova MINIbio
Competições Nacionais de Matemática e Biologia
Alunos e professores envolvidos no campeonato
+ Fotos
MINIbio e MINImat foram duas das provas que integraram as Competições Nacionais de Matemática e Biologia, realizadas em Aveiro, no dia 29 de Abril. O desafio dirigiu-se a alunos dos 3.º e 4.º anos e, este ano, contou com a participação da Escola Básica do 1.º Ciclo de Alenquer (Santo Estêvão), que arrecadou o 3.º lugar no MINIbio, de entre 22 estabelecimentos de ensino concorrentes.

Motivados pelos resultados alcançados, os professores envolvidos neste projecto, Sandra Martins, Carlos Martins, Mónica Silva e Ana Paradinha, já garantiram, em entrevista, a participação da escola nas próximas edições.

As competições nacionais de Matemática e Biologia já se realizam desde o ano passado mas a vossa estreia foi este ano.

Sim, foi.

Como surgiu a ideia de participar?
Nós tivemos conhecimento através de uma colega, apesar de o campeonato estar bem divulgado. Falámos e decidimos que era uma ideia engraçada, muito importante para os alunos e então decidimos participar.

E como foi a receptividade das crianças?
Adoraram. Não só elas mas também os pais. Ficaram muito entusiasmados e fizeram questão de acompanhar os treinos dos filhos.

A escola integrou as competições MINImat e MINIbio. Com quantas equipas?
15 equipas de dois elementos, no caso do MINImat, e outras 15 no MINIbio. Portanto ao todo participaram 60 alunos.

De que forma foi feita a selecção dos alunos participantes?
No que respeita ao MINIbio foram escolhidos os que se ofereceram para ir. Alguns são muito tímidos e disseram que não queriam participar. Quanto ao MINImat, a selecção foi feita mediante o aproveitamento global dos alunos e com a concordância dos pais. No entanto, tanto no MINImat como no MINIbio os que não participaram foram sempre incentivados a treinar, porque poderia haver desistências.

Em que consistiram as provas?
A prova de matemática consistiu num jogo composto por um conjunto de questões sobre o programa do 3.º ano, ou seja, sobre matéria que foi trabalhada na sala de aula. As perguntas que os alunos tiveram de responder on-line tinham 20 níveis de dificuldade. Em cada nível havia quatro questões de verdadeiro ou falso. Se errassem as crianças ainda tinham uma hipótese de rever o que estava mal, corrigirem e tentarem passar para o nível seguinte. A prova durava 30 minutos. No MINIbio havia igualmente quatro perguntas dos programas de 3.º e 4.º anos, mas apenas 15 níveis, em vez dos 20, e 25 minutos de duração, em vez de meia hora. Ambas as provas decorreram ao mesmo tempo, num pavilhão enorme, com cerca de mil computadores e, conforme as equipas iam acabando, davam a vez a outras.

Sentiram que a participação neste campeonato contribuiu para a aprendizagem das matérias por parte dos alunos?
Não há dúvidas de que o campeonato acabou por ser muito útil porque deu para fazer revisões, deu para trabalhar as matérias e eles acabaram por ver a matemática de uma outra forma. Aconteceu nós iniciarmos algumas matérias com os jogos. Este tipo de recursos são sempre mais apelativos porque é uma abordagem diferente e além disso eles gostam de lidar com os computadores. A adesão foi tal que alguns alunos chegaram a treinar as matérias de biologia e de matemática ao mesmo tempo e espreitar as dos anos seguintes. É que estes campeonatos vão até ao 12.º ano.

Para participar nestas competições receberam alguns apoios?
Recebemos um apoio monetário da Junta de Freguesia de Triana e a Câmara Municipal de Alenquer cedeu um autocarro para nos deslocarmos a Aveiro.

De que forma foi feita a preparação para as competições?
Durante mês e meio a preparação foi feita na escola e também em casa, com a colaboração dos pais, como já referimos.

Durante os treinos como é que conseguiram ver a progressão dos alunos participantes?
O programa tinha particularidades muito interessantes. Uma delas era o facto de conseguirmos ver on-line como é que tinham decorrido os treinos. Dava para ter acesso a informações como os alunos que tinham treinado, a que níveis tinham chegado, quanto tempo demoraram e o que é que erraram, entre outras.

Que classificações obtiveram nas provas?
No MINImat, nós só participámos com o 3.º ano. Para obtermos uma classificação por escola, tínhamos de levar turmas do 3.º e 4.º ano. No caso do MINIbio, conseguimos alcançar uma classificação por escola, uma vez que havia turmas do 3.º e 4.º anos, e obtivemos o 3.º lugar.

Estes resultados corresponderam às vossas expectativas?
Os resultados que atingimos foram muito bons, tendo em conta que foi a primeira vez que participámos e que só treinámos mês e meio. Havia escolas que começaram a treinar muito mais cedo e já não era a primeira vez que participavam. Foram, sem dúvida, muito melhores do que estávamos à espera, apesar de termos consciência da dedicação que as crianças sempre dispensaram a este projecto, aliada ao entusiasmo dos pais, que foi uma surpresa para nós.

Que prémios foram atribuídos à escola?
Todos os alunos receberam certificados de participação. As crianças que participaram no campeonato de biologia foram presenteadas com um troféu e um scanner.

Pensam em concorrer para o ano?
Sim, já está combinado.

E o que é que as crianças pensam dessa decisão?
Elas já demonstraram vontade de participar e não é de admirar. Repare que foi uma experiência nova para elas: para além das competições, conviveram com perto de 18 mil crianças, vindas de 1600 escolas, e tiveram à sua disposição diversas actividades onde puderam brincar e correr.

Que balanço fazem desta participação?
Muito positivo, tanto que pretendemos participar para o ano e nos anos seguintes mas, das próximas vezes, esperamos levar turmas diferentes para dar oportunidade a outros alunos. Estamos a pensar em fazer um concurso interno e desse concurso seleccionar os melhores.
03-06-2008 Fonte: CMA