22 de Maio de 2019
Alenquer, terra da vinha e do vinho: um evento novo a celebrar uma cultura antiga
Projeto da câmara municipal
A qualidade dos vinhos do concelho é tema de conversa e motivo de orgulho. Reconhecida por cá e também lá fora, resulta da feliz combinação de um chão que dá boas uvas e de pessoas dedicadas. Esta cultura tão alenquerense recebe uma atenção especial em 2014, com a primeira edição de um evento que reúne os seus aspetos mais práticos e aqueles que, de tão arraigados, chegam a ser poéticos.

Uma exposição etnográfica, um concurso de fotografia e outro de doçaria regional, um jantar vínico, um passeio de bicicleta, mais um pedestre, uma tourada, um curso de vinhos, uma palestra e um desfile nas ruas da vila fazem parte de Alenquer, terra da vinha e do vinho.

O programa foi traçado de forma a mostrar a beleza e o legado associados à produção de uvas e de vinho, que marca muitos dos ofícios, costumes e tradições do concelho, assumindo grande relevo na construção da identidade alenquerense. Devido a essa extraordinária importância, entende o executivo municipal que a câmara deve ter um papel na preservação das memórias associadas a esta cultura, assegurando-se de que a mesma continue a passar de geração em geração – numa altura em que o desenvolvimento tecnológico impõe mudanças profundas na atividade.

Aliar o potencial económico e a componente cultural e etnográfica ao turismo, promovendo a marca Alenquer, é outro dos objetivos deste primeiro evento associado à vinha e ao vinho, que se pretende que venha a crescer. Junte a sua alma à alma dos vinhos de Alenquer, passeie por entre vinhedos, dê a provar as suas criações gastronómicas, participe no desfile. Há iniciativas para todos os gostos.

09-09-2014 Fonte: CMA