21 de Maio de 2019
Atividades de boas-vindas à nova estação do ano
"Festa da primavera" e "Sementes de leitura" juntaram 25 crianças
O fim de semana que coincidiu com a chegada da primavera foi preenchido de atividades para os mais novos, promovidas pela Biblioteca Municipal de Alenquer.

O serão do dia 21 de março começou com o acolhimento dos participantes na “Festa da primavera” - cerca de 25 crianças, incluindo os Lobitos da Alcateia do Grupo 5 dos Escoteiros de Alenquer. Após uma breve apresentação, começou com um momento de leitura - uma história sobre a diferença, a de Grisela, uma ratinha que se sentia triste com a sua pele cinzenta e que decide agarrar num balde de tinta e experimentar ser de várias cores, usar riscas e bolinhas, acabando por perceber que era linda assim mesmo quando encontra um novo amigo.
Após o conto, os pequenos artistas elaboraram a sua própria Grisela, dando vida à personagem da história anteriormente ouvida.

Outra história fez também as delícias dos pequenos - "A lagartinha muito comilona". Subordinada ao tema da alimentação saudável, abordou também a questão da metamorfose - uma pequena lagartinha que se transforma numa linda borboleta. Seguiu-se um ateliê onde elaboraram uma pequena lagartinha numa mola de madeira.
Com o serão a decorrer envolto em grande entusiasmo, criaram ainda um vaso primaveril, em que as suas mãos foram simbolicamente os ramos.
Às 23h00 chegou a hora do adeus. Todos os participantes receberam um certificado, uma maçã, marcadores de livros e uma cestinha da primavera. A noite na biblioteca continuou com a presença do Grupo 5. A alcateia acantonou depois da Hora do Conto.
No dia seguinte, pelas 8h00, tocou a alvorada e foi hora de arrumar tudo, vestir, comer e partir para mais uma atividade, desta vez, "Sementes de leitura", alusiva ao Dia da Árvore. O grupo, acompanhado por uma técnica da biblioteca, dirigiu-se ao Parque da Romeira para plantar 10 alecrins, cedidos pelo pelouro do Ambiente, nos quais cada criança colocou uma pequena bandeira com o seu nome.
Depois de ouvirem as histórias "A raiz sem medo", "O caule sentinela" e "A flor do coração", fizeram uma flor em feltro e pintaram alguns desenhos alusivos à primavera.
A atividade terminou na sede do Grupo 5, com a plantação de dois espinheiros, seis morangueiros e um pessegueiro e com a entrega de um pequeno regador para nunca se esquecerem de que a natureza deve ser cuidada com muito amor.
01-04-2014 Fonte: CMA