19 de Novembro de 2017
A minha rua
Vinhas e vinho aproximam Alenquer e Benkovac
Na cerimónia de assinatura do protocolo
+ Fotos
Assinado protocolo que junta a cidade croata e Alenquer no estudo de castas de vinho.

A ideia nasceu de uma conversa com um produtor de vinho do concelho – que expôs a Paulo Franco, vereador responsável pela coordenação das relações externas e institucionais do município e pelos projetos ligados ao empreendedorismo, a importância de recuperar as castas antigas. Dessa conversa até à assinatura do protocolo passaram dois anos – tempo usado para delinear o novo projeto, que envolve duas fases. Na primeira delas, já encetada, reuniu-se uma coleção de castas autóctones, que tem o Jardim das Águas como casa. O Museu do Vinho, a escassos passos, vai contar a história dessas castas, entrelaçada com a do concelho. O segundo momento está reservado para a investigação – as conclusões devem determinar que castas poderão voltar a ser introduzidas com sucesso.

Benkovac surge neste contexto de estudo. Para poder prosseguir com o projeto, a câmara municipal procurou parceiros. A Adega Cooperativa da Labrugeira é a companheira ideal quando se fala em produção e em chegar aos produtores de vinho do concelho. O envolvimento do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) fixa a base científica e traz conhecimento especializado – tendo sido um professor daquele instituto a fazer referência à cidade croata e à recuperação de castas antigas a que se dedicava e a dar a conhecer o trabalho da Universidade de Zagreb na área, através do Departamento de Viticultura e Enologia da sua Faculdade de Agricultura.

O protocolo, assinado por representantes do município de Alenquer, da cidade de Benkovac, da adega da Labrugeira, do INIAV e da Universidade de Zagreb, visa, assim, o estudo de castas autóctones e a sua reintrodução, mas também a promoção e comercialização internacionais de vinhos delas nascidos.

Na cerimónia de assinatura, que teve lugar no salão nobre dos paços do concelho, compareceram o embaixador da Croácia em Portugal, Ivica Maričić, o presidente da Câmara de Comércio Luso-Croata, Mário Palha da Silva, produtores e enólogos do concelho. O momento serviu, também, para provar o vinho Empatia – que resulta do projeto e foi elaborado pela Adega Cooperativa da Labrugeira a partir da casta Vital, uma das castas em estudo – e vinhos croatas feitos com as castas Maraština B e Svrdlovina N.
04-07-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados