24 de Outubro de 2021
Montejunto poderá ter marca própria de produtos
Protocolo entre a AMAC e o Instituto Politécnico de Castelo Branco prevê a criação de uma unidade demonstrativa de plantas aromáticas e medicinais na Serra de Montejunto.

Foi assinado na passada sexta-feira, 10 de setembro, um protocolo que prevê a criação de uma unidade demonstrativa de plantas aromáticas e medicinais na paisagem protegida da Serra de Montejunto.

O projeto resulta de um acordo de cooperação entre a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

O objetivo é a valorização das espécies autóctones aromáticas medicinais, através de propagação, produção e demonstração das espécies numa unidade demonstrativa no local.

É também intenção desta parceria potenciar a sustentabilidade económica da área protegida de Montejunto, desenvolvendo condições para a criação de uma marca própria de produtos derivados das plantas aí instaladas.

Paulo Franco e António Fernandes, na qualidade de presidentes das respetivas instituições, celebraram o acordo de parceria, que vigorará nos próximos 12 meses e que prevê a atribuição de um valor a rondar os 30 mil euros por parte da AMAC.

António Fernandes, do IPCB, reforçou a necessidade de promover mais parcerias do género.

“Ainda há dias, o Primeiro Ministro disse que, neste tempo de pós-pandemia e na aplicação dos fundos do Plano de Recuperação e de Resiliência, as autarquias e os politécnicos terão que trabalhar muito em conjunto porque, no futuro, tudo se fará com mais ciência. Cá estaremos para honrar o protocolo e contem com o nosso conhecimento para servir a sociedade”, afirmou.

Na cerimónia protocolar, que decorreu no Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, estiveram também presentes, entre outros, os autarcas de Alenquer e Cadaval, Pedro Folgado e José Bernardo Nunes, respetivamente.

16-09-2021
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados