24 de Janeiro de 2022
Lançamento do projeto "Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer"
O município de Alenquer lança hoje o projeto “Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer”, que conta com o apoio institucional das 11 freguesias do concelho.

As espécies arbóreas autóctones das áreas urbanas e semiurbanas, públicas e privadas, estão severamente ameaçadas de extinção. A diversificação e valorização de povoamentos florestais compostos por espécies autóctones, são essenciais para a proteção e manutenção das diferentes funções dos ecossistemas e para a conservação de um património natural único. A valorização de árvores emblemáticas e autóctones, contribui não só para a preservação destas espécies e da Biodiversidade a elas associada, como também permite fomentar a importância dos seus serviços na resiliência dos territórios às alterações climáticas, na qualidade de vida das pessoas e no bem-estar social. Este contexto motivou o lançamento do Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer, resultado de um projeto da Divisão de Ambiente e Serviços da Câmara Municipal de Alenquer que conta com o apoio institucional das 11 Freguesias do Concelho de Alenquer.

Assim, o Município de Alenquer convida toda a sua população para uma participação massiva na eleição da árvore representante de cada Freguesia. Esta votação decorrerá até ao próximo dia 25 de julho através da plataforma (clique aqui) ou na sede de cada Junta de Freguesia.

Na sua missão pedagógica, o Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer pretende criar um Roteiro de Árvores Emblemáticas e Autóctones e uma exposição fotográfica itinerante das árvores eleitas, de forma a promover uma maior consciencialização para o património natural existente em contexto urbano e semiurbano.

09-07-2021 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados