17 de Agosto de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Alunos de Alenquer já recolheram mais de 56 toneladas de resíduos
Alenquer lidera concursos “Separa e Ganha” e “Ecoponto Azul” entre os 19 municípios da Valorsul
Os alunos do concelho de Alenquer já recolheram este ano letivo de 2017-2018, 56 030 quilos de resíduos no âmbito dos concursos “Separa e Ganha” (recolha de plástico e metal) e “Ecoponto Azul” (recolha de papel e cartão), sendo os melhores resultados de sempre do concelho.

Estes números colocam o concelho de Alenquer na frente de ambos os concursos promovidos pela Valorsul, e que no final dão prémios às escolas mediante o número de toneladas recolhidas.

No concurso “Separa e Ganha”, os 24 estabelecimentos de ensino do município de Alenquer tinham recolhido até fevereiro quase 37 toneladas (36 998 quilos), enquanto no período homólogo de 2016-2017 tinham sido recolhidas 22 toneladas.

No concurso Ecoponto Azul, 18 estabelecimentos de ensino recolheram entre o inicio do ano letivo e fevereiro deste ano, mais de 19 toneladas de papel e cartão (19 032 quilos), enquanto no mesmo período de 2016-2017 tinham sido recolhidas 16 toneladas.

Estes números deixam boas perspetivas para que sejam ultrapassados os valores do ano passado, sendo que no final do ano letivo 2016-2017 foram recolhidos 44 089,50 quilos de resíduos de plástico e metal, e 25 753,05 quilos de papel e cartão.

No ano letivo de 2017/2018 são 25 as instituições aderentes, estando mais de 6000 crianças e adolescentes envolvidos – do ensino pré-escolar ao secundário e de todas as freguesias do concelho.

Ambos os concursos fazem parte do “Ecovalor”, um programa de educação e sensibilização ambiental desenvolvido pela Valorsul junto da comunidade escolar, a par de outras iniciativas como visitas ao Centro de Triagem de Resíduos do Oeste, ou ações de sensibilização nas escolas.

A Valorsul é a empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos, por ano, em 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste.

A iniciativa “Ecovalor” conta com o apoio dos serviços municipais de Alenquer, nomeadamente da Divisão de Ambiente e Conservação da Natureza e da Divisão do Potencial Humano e Local, que asseguraram a coordenação das diferentes atividades e a recolha e encaminhamento dos resíduos para a Valorsul.

 
 
02-04-2018 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação