25 de Abril de 2019
Vamos ao Teatro
Com o fim de março, encerrou também a iniciativa “Vamos ao Teatro” no município de Alenquer, com a estreia a 29 de março de “A Casa de Bernarda Alba” de Federico Garcia Lorca pela “Trupe de Teatro os 4 e o Burro”.

Uma das mais famosas peças do dramaturgo e poeta espanhol, a peça faz uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade espanhola, através de uma matriarca tirânica, as suas cinco filhas e duas criadas numa aldeia do interior de Espanha, num local propositadamente indefinido, numa época mais ou menos vaga.

A peça vai estar em cena até 17 de maio no teatro Ana Pereira na Liga dos Amigos de Alenquer.

A iniciativa “Vamos ao Teatro” teve inicio a 3 de março com a conferência “A Técnica da Máscara” pelo ator e encenador Filipe Crawford, no museu João Mário.

Seguiram-se espetáculos de stand up comedy pelo coletivo "Bang Comedy Gang" na Merceana, Vila Verde dos Francos e Pereiro de Palhacana, e teatro-circo com a “Companhia da Esquina” que levou o espetáculo “Antes de Começar” de José Almada Negreiros a Abrigada e Carregado.

A Biblioteca Municipal de Alenquer (BMA) apresentou teatro de fantoches com «O Morcego Bibliotecário» e «O Gato das Botas», e no final as crianças eram convidadas a participar num atelier e criar o teu próprio fantoche.

Os Centros Escolares de Alenquer e Carregado receberam também teatro para crianças, com “A Semente da Verdade” pelo grupo Palco de Chocolate, e o “Planeta da Transformação”, respetivamente.

A Escola Básica Integrada do Carregado recebeu a peça “Vamos ao Teatro Com”, pelo CRIAL - Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim. Uma adaptação das histórias clássicas “O Capuchinho Vermelho” e “A Carochinha e João Ratão” foram as propostas deste grupo.

No Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, a Universidade da Terceira Idade de Alenquer, as IPSS do Concelho e a Ação Social do município de Alenquer, organizaram um encontro convívio no Fórum Romeira, com cada uma das instituições presentes a apresentar a sua peça de teatro.

Participaram a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, o Centro Paroquial do Carregado, o Centro Paroquial de Nossa Senhora das Virtudes da Ventosa, a Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca e a Santa Casa da Misericórdia da Merceana.

Para o final, estava reservada uma atuação surpresa pelos técnicos das IPSS, da Ação Social, funcionárias e voluntários, com a adaptação do conto da Lebre e da Tartaruga, com uma mensagem no final: devagar se vai ao longe!

O vereador da Cultura no município de Alenquer, Rui Costa, manifestou-se satisfeito com esta segunda edição de “Vamos ao Teatro”, considerando que foram atingidos os principais objetivos propostos.

“O concelho de Alenquer tem uma longa tradição de teatro amador e com esta iniciativa pretendíamos honrar essa memória, e em simultâneo proporcionar espetáculos de teatro nas localidades do concelho com pouca oferta cultural”, explicou. Outro dos objetivos era proporcionar uma programação para todas as idades e dos mais diversos géneros teatrais de acesso tendencionalmente gratuito (a única exceção foi “A Casa de Bernarda Alba” sendo que as receitas reverteram para as obras de recuperação do teatro Ana Pereira).

04-04-2019 Fonte: CMA