23 de Maio de 2019
Bombeiros de Alenquer e da Merceana envolvidos em projeto de redução do consumo de energia elétrica
Alenquer e Merceana, de entre 24 quartéis de bombeiros do Oeste, Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira, foram alvo de diagnósticos energéticos realizados pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, no âmbito de um projeto que premiará as corporações mais eficientes ou que conseguirem uma maior redução do consumo de energia elétrica.

A iniciativa denominada “Eco Bombeiros – Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros” prevê a atribuição de prémios na forma de equipamentos e serviços de energia entre os 500 e os 2500 euros. Todas as corporações irão beneficiar ainda de uma redução dos seus custos de exploração como consequência da redução do seu consumo de energia.

O projeto, que arrancou em 2014, esteve virado para a divulgação e sensibilização, tendo, nos últimos três meses, sido realizadas as visitas técnicas para o diagnóstico energético às instalações dos quartéis de bombeiros participantes. Para além de representar um estudo focado em soluções de melhoria da eficiência energética e redução do consumo, este diagnóstico serviu também para identificar o padrão de consumo de referência para o concurso.

Durante este mês serão entregues os relatórios técnicos das visitas, assim como um “Guia de Boas-Práticas Energético-Ambientais em Quartéis de Bombeiros”, onde se destacam medidas comportamentais e de sensibilização para toda a comunidade.

O período de acompanhamento, monitorização e avaliação de consumos de energia elétrica nos quartéis em competição decorrerá entre 1 de outubro e 30 de setembro de 2016. Após este período serão divulgados os vencedores das categorias “corporação com maior redução de consumo” (%) e “corporação mais eficiente”.

Implementado através do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC), da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) e promovido por um consórcio de agências de energia onde se integra a OesteSustentável Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, o projeto abrange 61 quartéis de bombeiros, 16 dos quais na Região Oeste.

As 24 corporações afetas à OesteSustentável são Alcobaça, Alenquer, Algueirão-Mem Martins, Alhandra, Almoçageme, Arruda dos Vinhos, Benedita, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Colares, Lourinhã, Merceana, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Pataias, Peniche, Queluz, São Martinho do Porto, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
09-10-2015 Fonte: CMA