19 de Setembro de 2019
Balões, chocolate e tinta nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Rede Social de Alenquer
Participaram nas iniciativas utentes da Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca (AAIJFM) e do Centro de Atividades Ocupacionais da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCI) Flor da Vida de Azambuja e alunos da Unidade de Autismo do Centro Escolar de Alenquer e da Unidade de Multideficiência do Centro Escolar de Vila Verde dos Francos.

Ações de sensibilização sobre as barreiras arquitetónicas e o estacionamento indevido foram organizadas no Carregado, a 30 de novembro, e em Abrigada, a 1 de dezembro. As dificuldades de circulação da pessoa com deficiência foram evidenciadas durante passeios pelas ruas das duas localidades. Foram colocados balões nos carros mal estacionados e distribuídos folhetos sobre o problema. A Guarda Nacional Republicana de Alenquer garantiu a segurança dos participantes da AAIJFM e da CERCI Flor da Vida.

A 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a criação de cartazes, workshops de culinária e de pintura, um almoço, música e dança assinalaram, animadamente, a data.

Os alunos das unidades de ensino especial foram os responsáveis pela conceção dos cartazes sobre este dia. Nos workshops participaram os utentes da AAIJFM e da CERCI. Catarina Sabino Ferreira, pasteleira no restaurante Casta 85, ensinou a fazer bolinhas de salame de chocolate e Mário Casimiro, pintor e artesão, partilhou as suas técnicas na criação de desenhos de Natal. Seguiram-se-lhes um almoço e uma tarde de convívio interinstitucional.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é promovido desde 1998 pela Organização das Nações Unidas e a sua comemoração faz parte do plano de ação da Rede Social de Alenquer.

15-12-2015 Fonte: CMA