22 de Maio de 2019
Mais de 200 ciclistas aderiram à segunda edição
Maratona BTT “Trilhos da Vila” Alenquer
Cerca de 200 participantes integraram a 2.ª edição da Maratona BTT “Trilhos da Vila” Alenquer, que decorreu no dia 26 de Setembro. O trajecto de 40 quilómetros contou com 170 ciclistas e o de 80 com 30.

No novo pavilhão municipal multiusos, local escolhido pela organização para acolher a 2.ª Maratona BTT “Trilhos da Vila”, esteve instalada toda a logística que envolve uma prova desta natureza: secretariado, refeitório, balneários, lavagem de bicicletas e estacionamento.
   Iniciada a partida, os ciclistas rumaram à vila, passando pela fábrica da Chemina, praça de táxis, Av. 25 de Abril, Romeira e Quinta da Gaia. Sempre ladeando o rio de Alenquer chegaram à Quinta da Bemposta, propositadamente aberta pelo proprietário para a sua passagem.
   Continuaram pelos eucaliptais até ao Alvarinho, passaram pela Calbrita, novamente por um eucaliptal e chegaram à localidade de Cheganças para o primeiro abastecimento antes da subida das Pedreiras.
   Quem teve coragem e escolheu os 80 quilómetros, deparou-se com o exuberante verde da Serra de Ota e com os belos vinhedos do Bairro e do Estribeiro. A próxima passagem foi em Cotena.
   De novo por eucaliptais, desta vez nas Surraipas, os participantes desceram para o Vale d’Ossa. Ao subirem, avistaram a paisagem oferecida pelo cabeço de Meca e, em Catém, tiveram sempre a secular igreja da freguesia como fundo.
   Deixando para trás a Quinta do Carvalhal, subiram para o Casal Monteiro. Ao chegar aos Albarróis, já com os dois trajectos novamente juntos, ocorreu a descida em single track pelo carreiro que liga ao Vale Figueiras e as passagens pelo interior das quintas da Taipa e de Pancas, esta última com as suas vinhas em encosta, que fazem lembrar a região do Douro.
   Quem teve força seguiu pelo trajecto dos 80 quilómetros em direcção aos Cabeços e ao castro da Pedra d’Ouro, desceu em direcção a Refugidos e subiu rumo à Verdaleira. Para entrar na vila a descida em single track foi pela Barroca, como no ano passado.
   A meta foi alcançada logo depois da subida para os bombeiros.

Consulte aqui os resultados
29-09-2010 Fonte: CMA