24 de Janeiro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Uma equipa de técnicos do IPS deslocou-se à CMA
29 pessoas doaram sangue
dádiva de sangue
+ Fotos
30 de Setembro, o relógio marcava as 8h50 quando uma equipa de técnicos do Instituto Português do Sangue (IPS) de Lisboa deu entrada na Câmara Municipal de Alenquer (CMA). O salão nobre nos paços do concelho, lugar onde se haveria de recolher o sangue, já a esperava.

    Pouco passava das 9 horas quando a dádiva se iniciou. Um total de 46 potenciais dadores, 27 mulheres e 19 homens, dos quais 6 eram estreantes, fizeram-se acompanhar pelo Bilhete de Identidade ou pelo cartão de dador, tendo sido atendidos por uma administrativa que recolheu os dados pessoais. O passo seguinte foi o da triagem clínica, onde uma médica se certificava de que a pessoa estava apta para doar sangue. 
   29 dadores receberam cartão verde para se encaminharem ao salão nobre. 450 ml de sangue, que cada um cedeu, foi a quantidade retirada do braço dos dadores, através de um sistema de saco e agulha estéreis de utilização única. No final, foi-lhes servida uma pequena refeição. Os técnicos findaram o serviço pouco depois das 13 horas.
   Para os que doaram sangue espera-se que daqui a três meses, no caso dos homens, ou quatro meses, no das mulheres, façam uma nova dádiva.
   Todos os dias técnicos do IPS de Lisboa, Coimbra e Porto saem à rua com a esperança de salvarem quem mais precisa, pois “o sangue não se fabrica artificialmente e só o ser humano o pode doar”, como refere o site www.ipsangue.org
30-09-2009 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação