19 de Setembro de 2019
Seminário de alerta para proteção deste património
Canhão Cársico de Ota
Canhão Cársico de Ota (CCO) – um património a proteger foi o nome dado ao seminário que decorreu no dia 25 de novembro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota e que terminou no dia seguinte com uma visita guiada ao local.

Durou o dia todo e nele um geólogo, um arqueólogo e dois biólogos apresentaram os seus contributos. Antes, na sessão de abertura, discursou o presidente da assembleia municipal, José Lourenço, que alertou para a necessidade de dar continuidade àquela “realidade singular”.
Antes da apresentação do projeto pelo seu coordenador, José Carlos Morais, Paulo Franco, vereador da câmara municipal e Nelson Dias, presidente da Associação In Loco, sublinharam as vantagens da implementação do orçamento participativo - permitiu o envolvimento dos munícipes e a aproximação à vida política. O autarca lembrou que a introdução, este ano, do Orçamento Participativo Jovem, veio reforçar essa intenção” e Nelson Dias destacou “indicadores crescentes de confiança” decorrentes do Orçamento Participativo de Alenquer.
Comum foi também a opinião sobre o projeto tema do seminário. De acordo com o vereador, “está na hora de olhar para este património e de realçar a importância que tem”. Para Nelson Dias, há nele “um potencial que tem de ser trabalhado”, de forma a assegurar a sua continuidade.
Ao final da tarde foi abordada a questão da classificação do CCO como Área Protegida de Âmbito Local. Contou com as intervenções da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação na Natureza, Célia Ramos, que deixou a possibilidade de a tornar uma realidade, da diretora do Instituto das Conservação da Natureza e das Florestas, Maria de Jesus Fernandes, da vereadora da câmara municipal, Dora Pereira e do técnico municipal, Paulo Marques.

Este seminário foi organizado no âmbito do projeto “Caracterização e Plano de Ação do canhão Cársico de Ota” e apresentado no Orçamento Participativo de Alenquer 2014.
28-11-2016 Fonte: CMA