24 de Maio de 2019
Quatro novos dadores entre os 37 inscritos em recolha nos paços do concelho
Instituto Português do Sangue (IPS) em Alenquer
Uma equipa do IPS deslocou-se a Alenquer no dia 17 de Fevereiro para a primeira recolha de 2010 no edifício da câmara municipal. Em Setembro a iniciativa repetir-se-á.

Foram recolhidas 22 unidades de sangue entre as 9 e as 13 horas. A câmara municipal volta a disponibilizar duas salas para que se proceda a uma segunda colheita no dia 29 de Setembro. O mês de Fevereiro fica marcado pela campanha de recolha urgente do IPS. Justificam-na os níveis mínimos das reservas de sangue nacionais.

A dádiva de sangue, que é, segundo dos dadores, indolor, é um processo rápido e seguro. Uma boa saúde, hábitos de vida saudáveis e um peso igual ou superior a 50 kg fazem de qualquer pessoa com mais de 18 e menos de 65 anos um dador potencial. Cada dádiva de sangue demora cerca de 30 minutos. O processo divide-se em três fases: inscrição, observação médica e recolha. A confidencialidade é assegurada, assim como a esterilidade dos materiais utilizados.

Consulte o nível de reservas de sangue no IPS aqui

Para mais informações sobre a dádiva consulte a página web do IPS em www.ipsangue.org
18-02-2010 Fonte: CMA