24 de Maio de 2019
Curso de "Literatura para Crianças e Jovens"
Percursos de Descoberta na Biblioteca Municipal de Alenquer
Biblioteca Municipal de Alenquer
+ Fotos
Aconteceu nos dias 8 e 9 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Alenquer, a acção de formação "Percursos de Descoberta – Literatura para Crianças e Jovens". A iniciativa realizou-se das 10h às 17h e contou com um grupo multidisciplinar de participantes.

O programa de Percursos da Descoberta de 2007 procurou dar um contributo para a reflexão sobre o papel central do adulto enquanto mediador entre a criança/jovem e os livros. Através desta acção de formação, dirigida a animadores sócio-culturais, bibliotecários, educadores de infância, professores do ensino básico e técnicos de biblioteca, também se pretendeu que fossem examinados os vários géneros de literatura para crianças e jovens.

Ao longo do dia, os temas discutidos centraram-se nos encontros da criança/do jovem com o livro, nos autores deste tipo literário e, por fim, nas perspectivas sobre a literatura portuguesa contemporânea. A acção de formação teve um carácter teórico-prático com a exposição da professora Glória Bastos em permanente reflexão com os formandos na capitalização dos seus saberes e experiência, e no contacto directo com numerosos títulos que lhes foram apresentados para conhecimento e análise.

A organização foi do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer com a colaboração do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e o Ministério da Cultura.
12-11-2007 Fonte: CMA