23 de Maio de 2019
Município de Alenquer aderiu ao “Regime de Fruta Escolar”
A distribuição gratuita de fruta decorre duas vezes por semana à quarta e sexta-feira
O município de Alenquer aderiu ao “Regime de Fruta Escolar”, um programa co-financiado pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP) que contempla a distribuição gratuita de fruta aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Assim, desde o início de novembro do ano passado, o município de Alenquer está a distribuir duas peças de fruta por semana, (às 4ªs e 6ªs feiras) aos alunos do 1º ciclo, tendo assumido ainda os encargos com o alargamento aos jardins-de-infância da rede pública, apesar deste nível de ensino não estar contemplado no programa.

O Regime de Fruta Escolar abrange 20 escolas básicas do 1º ciclo do ensino básico, e 15 jardins de infância dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, num total de 2297 crianças.

O objetivo do programa é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das crianças e jovens, mas também sensibilizar as suas famílias para a importância do consumo da fruta em termos de saúde pública nomeadamente no combate à obesidade infantil.

O vereador com a tutela da Educação, Rui Costa, visitou a escola básica de Cheganças durante a distribuição de fruta no intervalo da manhã, onde constatou a boa adesão que as crianças estão a ter a esta campanha.

“Na senda do compromisso assumido pelo município de Alenquer se transformar de forma progressiva num «Município Educador», aderimos a esta iniciativa porque defendemos que a escola tem um papel essencial na promoção da educação alimentar e de adoção de estilos de vida saudáveis”, disse.

“Nesse sentido é com muita satisfação que constatamos que as crianças estão a aderir a esta campanha, e é nosso objetivo alargá-la aos restantes níveis de ensino, embora noutros moldes, nomeadamente colocando fruta nos bares das escolas para distribuição gratuita aos alunos que a solicitarem”, explicou.

Rui Costa explicou ainda que Alenquer é o único município aderente a esta iniciativa que distribui quase exclusivamente fruta da região, através de uma parceria com a Cooperativa Agrícola de Alenquer e União das Cooperativas do Ribatejo e Oeste.

“É uma forma não só de apoiar os nossos produtores e a economia local, mas também de garantir que a fruta distribuída é de boa qualidade”, referiu.

A implementação do “Regime Fruta Escolar” pressupõe ainda a aplicação de medidas de acompanhamento/atividades pedagógicas junto do público-alvo, em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas.

Desse modo, no 1º período foi distribuído um folheto de divulgação do programa a todas as crianças.

Neste 2º período os alunos serão desafiados a debater a importância da ingestão de produtos hortícolas e de fruta e a elaborar um cartaz onde explicam o motivo por que gostam de fruta. Os trabalhos serão expostos em locais públicos do município.

Para o 3º período está prevista uma ação com a colaboração da UNICARO, promovendo junto das crianças alguns conhecimentos sobre a atividade agrícola.

12-03-2019 Fonte: CMA