15 de Julho de 2018
Serviços Educativos Culturais
A montra de livros
+ Fotos
Mas não foi sozinho. Na Maleta dos Afetos viajam muitos livros. Em comum, uma importante característica: todos falam de emoções. As personagens, mais ou menos bem dispostas, ajudam a Carmen a chegar aos corações de quem a ouve.

Antes de começar mais uma sessão da Maleta dos Afetos, a técnica dos Serviços Educativos Culturais (SEC) cria uma espécie de montra. Mais decorada do que as das livrarias, reflete o carinho na escolha dos livros e evidencia o seu propósito: suscitar curiosidade e uma crescente  familiaridade com títulos e personagens. É que a Maleta dos Afetos, como outras atividades dos SEC, acompanha as crianças das escolas durante o ano letivo, não acontecendo apenas uma vez, mas várias ao longo daquele.

É O Monstro das Cores que se apresenta ao primeiro dos dois grupos de crianças que naquela manhã vão à biblioteca do Centro Escolar de Alenquer ouvir a Carmen. Têm entre três e cinco anos e uma missão: ajudar o Monstro das Cores a perceber o que sente. É preciso definir que cor melhor traduz cada emoção: alegria, tristeza, raiva, medo, tranquilidade. As respostas variam e ali não se forçam ideias – o amarelo, o azul, o vermelho, o preto e o verde servem ao monstro, mas cada menino tem a sua paleta emocional.

“Alto lá!”, que aparece o Cuquedo. A criatura, conhecida da maioria dos participantes,  procura, desta vez, uma namorada. Todos cantam: “quem quer, quem quer casar com o Cuquedo?”, guiados pela melodia associada a outro casal das histórias, a Carochinha e o João Ratão. Texto, ilustrações, interpretação e reações das crianças formam um conjunto sempre diferente. Os alunos que entram na biblioteca param para ver o que se passa. Imitam-se os sons dos animais da selva, que tentam impressionar o Cuquedo, assustando-o. Entre “aaaahgrr” e “buuuu”, surpresa e risos.

No fim, a pergunta: “pode ler só mais uma?”
22-02-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados