24 de Setembro de 2018
Cidade Europeia do Vinho marcou presença na Festa do Vinho do Cartaxo
Certame recebeu a gala de aniversário da AMPV onde foi homenageado Vasco d’Avillez
A Cidade Europeia do Vinho (CEV) Torres Vedras/Alenquer, esteve presente na Festa do Vinho e do Chocolate do Cartaxo, que se realizou entre 27 de abril e 1 de maio. Ao longo dos cinco dias de certame, foram centenas de visitantes que passaram pelo stand da CEV 2018, e tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos vinhos de Alenquer e Torres Vedras.

A Festa do Vinho e do Chocolate do Cartaxo recebeu ainda a 30 de abril, a gala do 11º aniversário da Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), onde foi prestada homenagem a Vasco d'Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos de Lisboa.

A título póstumo, a AMPV homenageou Carlos Silva e Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 60 anos. Era advogado e estava no seu segundo mandato à frente da Câmara Municipal de Albufeira, município associado da AMPV.

Na cerimónia foram também entregues os Prémios Prestigio AMPV, que distinguiu a secretária de Estado do Turismo, Ana Manuel Mendes Godinho, com o prémio Personalidade do Ano.

A realizadora Ana Sofia Fonseca, recebeu o Prémio Revelação pela realização de “Setembro a Vida Inteira”, um filme documental que viaja pela intimidade das vinhas e das adegas do nosso país, contando as histórias do vinho e das pessoas que lhe dão vida.

Na categoria de Enoturismo, foi distinguida a Iter Vitis, cujo prémio foi entregue ao seu presidente, Pierre Verdier.  O Museu do Alvarinho de Monção recebeu o prémio Museus do Vinho e a ViniPortugal o prémio Entidade do Ano.

Após o corte do bolo de aniversário da AMPV, e do brinde com espumantes de Alenquer e Torres Vedras, foi exibido o filme “Setembro a Vida Inteira”, de Ana Sofia Fonseca.

Marcaram presença na gala o secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, o presidente do IVV, Frederico Falcão, o vice-presidente da autarquia de Alenquer, Rui Costa, o presidente do município de Torres Vedras, Carlos Bernardes, o presidente da Recevin, José Calixto, o presidente da Federação das Confrarias Báquicas, Pedro Castro Rego, a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, entre muitas outras personalidades.

02-05-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados