24 de Julho de 2019
Alenquer inaugura mais três Espaços Cidadão
Secretário de Estado para a Modernização Administrativa presente na abertura dos balcões da Barrada, Vila Verde dos Francos e Pereiro de Palhacana
Prosseguem a bom ritmo, as inaugurações dos Espaços Cidadão nas freguesias do concelho de Alenquer. Na quarta-feira, 6 de fevereiro, foram inaugurados mais três Espaços Cidadão; no Carregado, em Vila Verde dos Francos e em Pereiro de Palhacana, num verdadeiro périplo pelo concelho de Alenquer, acompanhado pelo secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, e pelo presidente do município, Pedro Folgado.

Uma ronda de inaugurações que serviu também para mostrar a dimensão e diversidade do concelho de Alenquer.

A Barrada recebeu a primeira inauguração, com o secretário de Estado e o presidente do Município, a serem recebidos pelo presidente da União de Freguesias de Carregado e Cadafais, José Martins, e pelos membros da AMCEI – Associação Multicultural Para Um Carregado Mais Empreendedor e Inclusivo, que dinamiza o Espaço Barrada no edifício Palmeiras.

Este Espaço Cidadão, para além dos serviços normalmente disponíveis vai contar com respostas específicas para cidadãos de Cabo Verde. Através do “Porton di nos ilha”, o portal de serviços públicos cabo-verdiano, qualquer imigrante dessa nacionalidade pode, por exemplo, requerer certidões de registo civil e criminal do seu país de origem.

Para o secretário de Estado este exemplo deixa bem patente que “apesar do Espaço Cidadão estar assente num modelo-base que vai sendo replicado pelo país, tem capacidade para se adaptar e responder a necessidades especificas das populações que serve”, disse.

A segunda paragem da comitiva foi em Vila Verde dos Francos no extremo norte do concelho, onde foram recebidos por Filipa Martinho, presidente da freguesia, que manifestou a sua satisfação por dispor de mais um serviço para os seus fregueses.

“Tudo o que seja para melhorar a qualidade de vida das pessoas é bem-vindo, e por isso foi com grande entusiasmo que recebemos este Espaço Cidadão. Tivemos de fazer algumas remodelações na parte do atendimento, mas foi um esforço que valeu a pena pelos benefícios que certamente irá trazer”, disse.

A última paragem foi na delegação da União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana, onde foram recebidos pelo presidente Jorge Pereira.

Com estas três inaugurações são já sete balcões no concelho, o primeiro dos quais inaugurado em 2017 em Ventosa, seguindo-se o ano passado Cabanas de Torres inaugurado em abril, e Olhalvo e Meca em novembro.

O presidente do município explicou que os processos das quatro freguesias que ainda não dispõem de um Espaço Cidadão estão em fase adiantada, e espera que seja atingida a cobertura total das 11 freguesias ainda no decorrer deste primeiro semestre de 2019.

Nos Espaços do Cidadão pode por exemplo, tratar da sua carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. No total são mais de 200 os serviços disponíveis, de 16 entidades diferentes.

O atendimento é assegurado por funcionários das respetivas freguesias que recebem formação especifica, a cargo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade que tutela estes equipamentos.

08-02-2019 Fonte: CMA