19 de Setembro de 2019
Alenquer e Cadaval criam associação para facilitar realização de iniciativas em Montejunto
AMAC criada em novembro
A 20 de novembro foi formalmente criada a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC). A assinatura da escritura, a cargo dos presidentes de câmara Pedro Folgado e José Bernardo Nunes, realizou-se no Cadaval.

Visando facilitar a realização conjunta de atividades na serra de Montejunto, integrada em território dos dois concelhos, a criação da AMAC vem, segundo o edil do Cadaval, aprofundar as boas relações já existentes entre ambos.
O Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, localizado na Quinta da Serra (junto ao parque de merendas) constitui a sede da nova associação.
São objetivos o planeamento e execução de ações intermunicipais em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados, bem como a gestão de equipamentos de utilização partilhada.

Os membros da assembleia intermunicipal e do conselho diretivo serão eleitos de entre os elementos da câmara e assembleia municipais de cada um dos municípios. Daí que as eleições dos mesmos decorram somente em 2016, após a próxima reunião ordinária dos órgãos deliberativos.

Segundo explicou José Bernardo Nunes, “a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto não sofre, com a criação da associação, qualquer alteração à sua estrutura gestora e respetivas competências”.
15-12-2015 Fonte: CMA