24 de Maio de 2019
Sol e boa disposição no desfile etnográfico do vinho e das vindimas
São Martinho na vila de Alenquer
"Festejando o S. Martinho"
+ Fotos
O “Desfile Etnográfico alusivo ao Vinho e às Vindimas” realizou-se pela segunda vez. Todos os caminhos iam dar ao Museu do Vinho, de onde partiram os carros alegóricos - realidade paralela sobre rodas, onde pinturas ganharam corpo e o passado voltou a cores.

Com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer a marcar o ritmo, tambores a fazer estremecer o peito e bater o pé, o desfile arrumou-se no Largo Dr. Teófilo Braga e na Rua Serpa Pinto. Na ponte do Largo Rainha Santa Isabel já muitas tinham sido as gargalhadas provocadas pelo primeiro carro e a admiração motivada pelo segundo – um trabalho conjunto da Trupe de Teatro “Os Quatro e o Burro” e da câmara municipal. “Festejando o São Martinho” e “O Fado”, quadros de José Malhoa que retratam um grupo de homens embriagados e um casal de fadistas, ganharam tridimensionalidade.

Rainha das Vindimas e damas de honor viajavam no terceiro carro – a primeira representará o concelho na gala nacional de 2013. Lavradores de palmo e meio seguiam-nas, vestidos a rigor. Depois o trabalho era mostrado em carros onde não faltavam terra, plantas e todos os instrumentos associados à enxertia e escava, à poda, empa, cava, sulfatação, enxofre, aos aguadeiros, à vindima, adiafa, ao transporte, lagar, lavagem do vasilhame, à taberna, à cestaria, tanoaria e latoaria. Os animais concentraram muitas atenções: os bois pela imponência, o cavalo pela beleza, os burros e o pónei pela graça. As juntas de freguesias – que consigo trouxeram os ranchos folclóricos de Aldeia Gavinha, Alenquer, Carregado, Cabanas de Torres, Fiandal, Olhalvo, Penafirme da Ventosa e Vila Verde dos Francos e o grupo Cantar d’Amigos de Ota –, a Santa Casa da Misericórdia e o Alão Radical foram responsáveis por 19 dos 22 carros. A Universidade da Terceira Idade esteve representada pelo grupo Vida Activa.

Percorrida a rua 25 de abril, os participantes mudaram de sentido junto ao tribunal. Como destino o Largo Rainha Santa Isabel, onde, depois de duas voltas, atuaram Rancho Folclórico de Alenquer e Rancho Folclórico Os Malmequeres do Fiandal.

O evento foi organizado pela câmara municipal, que teve como parceiros a Associação do Comércio e Indústria do Concelho de Alenquer (ACICA), a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o movimento Todos Por Alenquer e as entidades que se apresentaram com carros alegóricos.
19-11-2012 Fonte: CMA